Sindacs Bahia » INTERIORtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACS » SINDACS/BA realiza Assembleia com os ACS e ACE de Lauro de Freitas
SINDACS/BA realiza Assembleia com os ACS e ACE de Lauro de Freitas

No dia 12/04 (quarta), aconteceu na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia(AFPEB) uma assembleia com os ACS e ACE servidores da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, na ocasião foi realizado entrega do Cartão Fidelidade mais novo programa de beneficio voltado para os ACS e ACE associados a entidade, esse cartão dará super descontos que variam de 5 a 70% em uma rede de parceiros credenciados tais como; Faculdades, Odontologia, Farmácia, Hotéis, Livrarias, Restaurantes, Auto-Escolas, Lojas, Escolas entre outros, será confeccionado um panfleto onde constará os estabelecimentos conveniados alem de estarem postados em nosso site. Em seguida foi  relatado a categoria o que foi discutido na reunião que aconteceu no dia 11/04 com o governo municipal.

IMG_0378IMG_0383-300x225

O governo municipal ainda não apresentou nenhuma contra proposta em relação aos itens da pauta que envolve valores, pois, necessita que as demais secretarias estejam envolvidas para na próxima reunião falar em relação a valores, e citou algumas dificuldades orçamentarias que o município vem enfrentando e pede um prazo. Já em  relação ao pagamento de 1/3 de  ferias dos servidores foi informado que a partir do dia 30/04 a secretaria estará realizando os pagamentos, vale lembrar que existem servidores que estão desde agosto de 2016 sem receber o abono e que  foi feito pela secretaria de administração (SECAD) um cronograma para realização destes pagamentos. De acordo o secretario de saúde sairá o pagamentos dos que já gozaram as ferias e não receberam  e dos que estão previsto a gozar ferias a partir deste mês, o secretário se comprometeu de na próxima reunião nos fornecer uma copia deste cronograma para divulgarmos para a categoria, em relação aos materiais informa que já começaram a ser entregues, na mesma situação está o fornecimento do protetor solar.

IMG_0419

Em relação ao prazo a direção entende que em relação a valores é preciso a participação das demais secretarias para que haja uma definição, mas, a pauta foi entregue desde o dia 20/02, e no município a data base dos servidores e 01/04 conforme rege Lei Municipal 1519/2013 ( PCCV), diante do exposto o secretario deixou uma próxima reunião pré agendada para o dia 25/04.  O secretario fez alguns informes em relação aos programas e falou sobre o encontro que aconteceu com os ACE para o Lançamento da Campanha de  Combate a Dengue.

IMG_0396

O Coordenador Robson falou sobre o Seminário dos ACS e ACE que acontecerá no dia 17/04 ( segunda), na assembleia legislativa, das 9:00 as 12:00 ele explica que esse seminário está sendo promovido com o proposito de discutir o projeto de lei PL 6437 que visa alterar as atribuições dos ACE e ACE e pede que ao termino da assembleia os ACS e ACE que queiram participar deixem seu nome na listagem para que o sindicato possa oficializar os nomes pedindo a liberação dos agentes para este evento.

IMG_0393

Aberta a plenária os agentes: Lidiane,Alexandro,Jamille se inscreveram para falar.

A  ACE Lidiane inicia falando sobre o evento ocorrido no dia 07/04 onde a mesma até agora procura entender o ocorrido, pois, segundo a mesma a Prefeita disse em alto e bom som que é inadmissível termos 160 agentes de combate as endemias e apenas 50 trabalharem, ela diz que não deixou de ser agente de endemias ela assim como uma grande maioria foi relocado para outro programa devido restrições medicas e salienta que possui laudos médicos que comprovam sua restrição e pede respeito, pois, não pedimos para adquirir essas restrições  elas aconteceram por que a prefeitura não faz um acompanhamento da saúde do servidor  a mesma trabalha e sentiu desrespeitada com essa situação e não irá admitir isso , disse ” Lidiane”.

IMG_0405

ACE Lidiane

IMG_0416

ACE Alexsandro

O ACE Alexsandro peguntou o que falta para que os ACE sejam incluídos na Atenção Básica para que possam aderir o PMAQ,?? Concordou com tudo que foi dito por Lidiane e que as vezes é julgado pelos colegas é necessário que se tenha um planejamento das ações e não imposições, pois, quem desenvolve o trabalho é preciso ser ouvido, pois, ele conhece a realidade, pois, está na ponta e fala que temos que participar mais das atividades para termos discernimento na hora das discussões .

Segundo a  ACE Jamille,existem alguns colegas que tiram xerox de F.A.D’ s para não deixarem de trabalhar, e diz que os P.A não são locais adequados e pergunta o que fazer, pois, os P.A’s não possuem banheiros, água, cadeiras para que os agentes fiquem cumprindo seu horário na falta de material.

IMG_0426

ACE Jamille

O Coordenador Eduardo, esclarece sobre o PQAVS, e realiza alguns informes sobre o recadastramento dos servidores que será na SECAD, os ACE  que será dia 18/04( terça), e dos ACS será dia 19/04(quarta), Salienta da importância de participar e executar o que é orientado em assembleia, os ACS e ACE já podem solicitar as incorporações da Gratificação ACS e ACE e da insalubridade pois já percebemos essas vantagens  por mais de 03 anos conforme Lei municipal 1519/2013.

IMG_0428