Sindacs » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACS » CNTSS/CUT e FENASCE defendem agentes de saúde contra nova PNAB em reunião de órgão do Conselho Nacional de Saúde

image001

Nova versão da PNAB atinge frontalmente os agentes comunitários de saúde por tornar facultativa a presença deste profissional na equipe do Programa Saúde da Família

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e a FENASCE – Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias fazem a defesa da manutenção do trabalho dos agentes de saúde dentro da estratégia do Programa Saúde da Família em reunião de órgão do CNS – Conselho Nacional de Saúde. A iniciativa aconteceu durante o encontro da CIRHT – Comissão Intergestores de Recursos Humanos e Relações do Trabalho realizada de 16 a 18 de outubro, em Brasília, que entre os pontos de sua pauta considerou o debate sobre a Nova PNAB – Política Nacional de Atenção Básica.

A Confederação é representada neste espaço por sua Tesoureira, Célia Regina Costa, também dirigente do Sindsaúde SP. A CIRHT reúne trabalhadores e usuários, Centrais Sindicais, ministérios e entidades governamentais, Federações e Confederações dos trabalhadores com o objetivo de pensar políticas e programas cuja execução envolva áreas ligadas ao SUS – Sistema Único de Saúde. Atua também na perspectiva da organização intersetorial, buscando, entre outras atribuições, pensar a formação em recursos humanos em saúde, gestão do trabalho e educação e política de recursos humanos para a área.

A Reunião Ordinária do CNS, de 05 e 06 de outubro, também discutiu as implicações da Nova PNAB. Na ocasião, os representantes das 48 entidades participantes do órgão debateram o projeto do Decreto que barra a Nova PNAB e que foi protocolado em 03 de outubro na Câmara dos Deputados. Publicada em portaria pelo governo federal em setembro, a reformulação da PNAB vem sofrendo severas críticas dos movimentos sociais, pesquisadores, trabalhadores da saúde e o próprio CNS, por serem contrários à medida do Ministério da Saúde.

Para o presidente da FENASCE, Fernando Cândido, que fez a intervenção na reunião da CIRHT em defesa dos agentes de saúde, a postura do governo de apresentar uma proposta como esta da Nova PNAB sem o debate com os trabalhadores, usuários e entidades defensoras do SUS é inadmissível. A proposta do governo reconhece outros modelos de Atenção Básica, inclusive o tradicional, que podem receber financiamento federal e competir com a estratégia do PSF – Programa Saúde da Família. Em uma política de corte de gastos que atingem os governos, isto pode significar menos recursos para o PSF.

“Essa nova versão da PNAB atinge frontalmente os agentes comunitários de saúde por tornar facultativa a presença deste profissional na equipe do Programa Saúde da Família. Isto acontece porque não define o quantitativo mínimo de ACSs por equipe e por restringir sua atuação apenas a situações localizadas consideradas vulneráveis ou com risco epidemiológico. Ao estimular outros modelos de Atenção Básica, a proposta permite novas alternativas que não contemplem os agentes. Este trabalhador ajudou a consolidar o Saúde da Família com um programa de excelência, ” afirma Cândido.

veja o vídeo

Célia Regina Costa menciona que já existia a preocupação dentro do espaço da Comissão de se fazer o debate sobre a proposta incorporando a questão dos trabalhadores. “O próprio CNS já havia se posicionado e aprovado uma Resolução sobre o tema. Foi importante que a FENASCE trouxesse esta discussão para que pudéssemos ampliar o debate a partir do ponto de vista dos trabalhadores e das trabalhadoras. Agora é mãos à obra para continuar nossa luta. Vamos ampliar este debate com a população. Os ACSs e ACEs têm um papel importante no diálogo com a população na perspectiva de se pensar a política do SUS de forma mais humana possível, ” destaca.

Criado em 1994, o PSF teve um avanço considerado na última década se consolidando como a principal estratégia para ampliar e consolidar a Atenção Básica por todo o país. É um programa que representa um avanço por permitir que a população tenha um acompanhamento em saúde de forma constante. Ocorre um vínculo com o usuário do SUS a partir do momento em que os ACSs são moradores das comunidades onde trabalham. Assim é possível fazer uma ponte entre a população e o sistema de saúde. Cada agente é responsável por um território do município e pelas pessoas que vivem nele. Cabe a esses agentes realizar visitas periódicas para orientar sobre o comparecimento a consultas médicas, o uso de remédios e campanhas de vacinação, entre outras responsabilidades.

“Nos municípios que foi implantado o Saúde da Família foi acompanhado por melhoras nos indicadores de saúde da população. Já se provou que essa estratégia promove equidade. Torna-se necessário atualizar o trabalho dos ACSs para além das visitas e monitoramento regular das famílias. Mas isso não deve ser razão para acabar com a categoria profissional e sim para redefinir seu papel no âmbito de uma equipe multiprofissional de Atenção Básica. Para o fortalecimento de suas ações, os ACSs devem receber educação permanente capaz de articular seu trabalho ao conjunto de ações de universalização da saúde no país, “ esclarece o presidente da FENASCE.

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT