Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » SINDACS BAHIA NO 02 DE JULHO
SINDACS BAHIA NO 02 DE JULHO

Há mais de dez anos o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Bahia o (SINDACS BAHIA) participa da festa cívica em comemoração ao dois (2) de julho, que já é considerada a maior manifestação de rua e que representa história de luta pela independência do Brasil.

Em 2024 foi comemorado os 201 anos da Independência da Bahia e do Brasil,não podemos esquecer das mulheres que foram ao embate: Joana Angélica, Maria Quitéria,Maria Felipa e tantas outras e outros que se somaram nessa luta tão importante. Elas expulsaram os portugueses.

As comemorações deram início com o Fogo Simbólico simboliza a união dos povos na conquista da libertação do estado. O roteiro do Recôncavo parte de Cachoeira e percorre 100 km, passando por cidades como Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde e Candeias. O roteiro do Litoral Norte, com 50 km, começa em Mata de São João e passa por Dias D’Ávila, Camaçari e Lauro de Freitas, encontrando o roteiro do Recôncavo em Simões Filho e culminando em Salvador.

Também acontece o Te Deum, cerimônia religiosa em uma igreja de grande relevância da capital, uma homenagem da Câmara Municipal aos heróis da Independência e uma cerimônia cívica do 2º Distrito Naval.

O desfile realizado no dia 2 de julho tem percurso entre a Lapinha e o Campo Grande, e conta com a presença do Caboclo e da Cabocla, símbolos da guerra pela independência baiana e da cultura local.

Os diretores(as) do SINDACS BAHIA desfilaram nas ruas levando as bandeiras e faixas. Mais um ano com a presença do presidente do Brasil – Luiz Inácio Lula da Silva.

O trajeto vem desde o cortejo de fé em uma celebração democrática.
“Saímos às ruas para lutar pelos nossos direitos, garantir nossa independência e nossa democracia em tempo de retrocesso ataque e ódio ao direito das entidades sociais e movimentos contestatório do sistema opressor”, disse o Coordenador Geral Reinã Ramos, que destacou a mobilização da CUT BAHIA que veio com o tema “Independência com Democracia liberdade e emprego.