No dia 23/09 (quinta-feira) os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias do município de Salvador realizaram um protesto inusitado, eles se acorrentaram no gradil da Prefeitura de Salvador.
Os ACS e ACE vem realizando manifestações constantemente, de acordo o SINDACS nós estamos reivindicando a implantação do piso salarial nacional e solicitamos uma reunião com o Prefeito da capital bahiana.
Para os representantes da categoria, apesar de sairmos desse ato sem alcançar o objetivo, foi de suma importância a cobertura realizada pela imprensa que finalmente passou a realidade vivida por esses profissionais que tem o salário base dos trabalhadores abaixo de um salário mínimo no valor hoje de R$ 877,07.
O município soma as demais verbas com adicional de insalubridade, gratificações para
justificar que paga além do piso, porém piso é o salário base , no qual o SINDACS BAHIA já possue um ação judicializada que está aguardando a saída da sentença.
Desde o ano de 2019, a prefeitura não pagou o avanço de nível salarial devido, quando houve retirada a automaticidade deste direito.
A direção do SINDACS juntamente com a Unicidade, SINDACS BA, AASA, AACES, SINDSEPS e ADAMACEM, parabeniza aos ACS e ACE que se mantiveram firmes ao ato que teve início às 10h e terminou por volta das 14h, os representantes repassaram aos presentes que a a prefeitura, agendou uma reunião para a próxima segunda-feira (27/09), bem como uma Assembleia foi marcada para esse mesmo dia, às 15 hs em Frente a Secretária de Gestão ( SEMGE ).