Na tarde desta quarta-feira,( 27/09), a direção do SINDACS BAHIA participou de uma reunião na Secretária Municipal de Saúde do município de Salvador.
Na oportunidade, pontos importantes foram debatidos, dentre os principais podemos destacar a situação da violência que estamos vivenciando em Salvador, e o impacto disso no trabalho dos ACS e ACE. É preciso um amparo para preservar a saúde mental dessa categoria, finaliza Clayton Ferreira.
Sobre a formatura dos ACS e ACE, o SINDACS BA, coloca que a Estratégia de saúde da Família e o trabalho da Vigilância é de financiamento de tripartite, bem como seria importante a contrapartida da SMS.
Por sua vez, a SMS se coloca a disposição para contribuir com a formatura dos ACS e ACE por entender ser um momento importante para categoria, sobretudo para toda população soteropolitana que terá profissionais ainda mais qualificados para exercer o seu papel, coloca o Diretor da atenção Básica, Augusto.
Foi apresentado o modelo das mochilas do programa Saúde com agente, que logo mais será entregue aos formandos.
Ficou encaminhado que na próxima reunião será apresentado, medidas para minimizar a exposição ao risco no ponto de vista da violência na área dos ACS.
Participaram desta reunião, Clayton Ferreira e Edvan Alves, Coordenadores do SINDACS/BA,
Augusto Vidreira Batista, Leandro Luz e Barbara Santana, todos representantes da ATENÇÃO BÁSICA.