ACS e ACE de Lauro de Freitas aprovam paralisação de 48 horas após Assembleia realizada pelo SINDACS BAHIA

Novidades

18 de novembro de 2025

ACS e ACE de Lauro de Freitas aprovam paralisação de 48 horas após Assembleia realizada pelo SINDACS BAHIA
1x

No dia 18/11(terça-feira), o SINDACS Bahia – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias  da Bahia – realizou uma importante Assembleia no município de Lauro de Freitas, no Clube Ipitanga.

 Essa assembleia  teve como objetivo apresentar à categoria o resultado das últimas tratativas com a gestão municipal e deliberar sobre os próximos passos diante da falta de avanços nas negociações.

Durante a Assembleia, foram expostos diversos pontos que vêm preocupando a categoria. Em relação às pautas econômicas, como o pagamento do retroativo do piso salarial nacional de abril a junho e a mudança de nível com efeitos retroativos a agosto deste ano, a gestão municipal não apresentou qualquer proposta. Da mesma forma, sobre o projeto de lei referente ao Incentivo Financeiro Adicional (IFA), também não houve contraproposta da administração.

Além dos pontos de negociação, a direção sindical ressaltou a importância da participação ativa dos trabalhadores nos conselhos municipais. Foram apresentados à categoria os candidatos do SINDACS Bahia inscritos para a eleição do Conselho Municipal de Lauro  de Freitas: a Agente de Combate às Endemias, Lidiane Maria Nascimento, e a Agente Comunitária de Saúde, Selma Santana.

O coordenador-geral do sindicato, Robson Góis, também atualizou os trabalhadores sobre as ações judiciais referentes ao adicional de insalubridade e Ação judicial  retroativo  do acréscimo pecuniário. Ele informou que o município contestou todos os processos, o que não altera as sentenças já garantidas aos trabalhadores, mas aumenta o tempo de espera para execução, razão pela qual nenhum lote teve execução concluída neste ano. O coordenador tranquilizou a categoria ao afirmar que não há risco de perda dos direitos já conquistados.

Outro ponto abordado foi a situação crítica do Centro de Controle de Zoonoses. Em mesa de negociação, a secretária de Saúde havia se comprometido com a mudança de setor até o fim de outubro, o que não ocorreu. Enquanto isso, o sindicato tem recebido diversas denúncias sobre a falta de materiais básicos de higiene, como papel higiênico, detergente, sabonete líquido e até água, sendo os próprios servidores que fazem vaquinhas para suprir essas necessidades — uma situação considerada inaceitável pelos agentes.

Após a apresentação de todos os informes, foi aberto espaço para a plenária. Em várias falas, os agentes relataram que a situação se tornou insustentável e reforçaram a necessidade de se posicionar diante da ausência de propostas e da falta de compromisso da gestão com a categoria. Outra questão é que o sindicato realize seminários com a categoria em 2026 no sentido de qualificar ainda mais esses profissionais inciando por politicas públicas e que seja feito alguns ajustes em relação a divulgação de alguns dados com estatuto, prestação de conta etc. 
Diante do cenário, e sem perspectiva de nova reunião com a administração municipal, os trabalhadores deliberaram pela paralisação das atividades por 48 horas, acompanhada de mobilização.

A paralisação terá início na segunda-feira, dia 24 de novembro. A categoria realizará uma manifestação, com ponto de encontro às 8h da manhã, na Associação de Servidores Públicos do Estado da Bahia (AFPEB). De lá, seguirão em caminhada até a CALF, com o objetivo de informar à população a situação enfrentada pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Lauro de Freitas.
Sobre o CCZ o sindicato estará fazendo uma visita mas o decidido foi que até que seja resolvida essa situação que os ACE irão se dirigir a SESA. 

O SINDACS Bahia reforça que a decisão da Assembleia reflete a união e determinação dos trabalhadores na defesa de seus direitos e pela garantia de condições dignas para exercerem suas funções, essenciais à saúde pública do município.

SINDACS BAHIA, UNIÃO, RENOVAÇÃO E LUTA.

Voltar

Deixe um comentário