Homenagem ao Dia 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra

Novidades

20 de novembro de 2025

Homenagem ao Dia 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra
1x

SINDACS Bahia – Secretaria de Raças

O Dia 20 de Novembro é um marco de memória, resistência e afirmação da identidade negra. Nesta data, celebramos a força de um povo que constrói a história da Bahia e do Brasil com coragem, ancestralidade e luta.

A Bahia, estado onde 79,5% da população se autodeclara preta ou parda, é também território de importantes comunidades quilombolas, que preservam tradições, modos de vida e saberes fundamentais para a cultura e para a saúde comunitária. Nessas comunidades, o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) tem um papel ainda mais estratégico.

Estudos nacionais mostram que a maioria das ACS no Brasil são mulheres negras, representando a força e a presença deste grupo no cuidado direto com as famílias, na atenção básica e na defesa do SUS. Nos quilombos, essa atuação se intensifica: os ACS e ACE são pontes entre os serviços de saúde e populações historicamente excluídas, garantindo acesso, prevenção, vigilância, escuta e acolhimento culturalmente sensível.

No Dia da Consciência Negra, celebramos especialmente essas trabalhadoras e trabalhadores que, com dedicação e compromisso, caminham diariamente pelos territórios quilombolas, enfrentando desafios como distâncias, dificuldades de acesso, carência de infraestrutura e vulnerabilidades sociais — mas sempre firmes no propósito de cuidar e promover vida.

Reconhecer a importância da Consciência Negra é reconhecer também a necessidade de políticas antirracistas que fortaleçam a saúde da população negra, ampliem o acesso nos quilombos e garantam dignidade a quem cuida da comunidade.

A todas as guerreiras e guerreiros ACS e ACE, especialmente aqueles que atuam nos territórios quilombolas, nosso respeito, nossa gratidão e nosso compromisso permanente com União, Renovação e Luta.

SINDACS Bahia – Secretaria de Raças

Voltar

Deixe um comentário