SINDACS-BA realiza reunião com o prefeito do município de Nova Soure/BA
14 de janeiro de 2026

Ao longo do ano de 2025, a coordenação do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (SINDACS-BA) buscou, de forma contínua, o diálogo com a gestão municipal de Nova Soure/BA. Após diversas tentativas e tratativas, prevaleceu o bom senso, possibilitando a abertura de um espaço institucional para o debate das demandas da categoria, às quais se fundamentam na luta pelos direitos legalmente assegurados aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

Na manhã desta terça-feira, 13 de janeiro de 2026, o SINDACS-BA, representado por seu coordenador estadual, José Cássio Santos Pimentel, reuniu-se com o prefeito do município de Nova Soure, Alan Camilo, com o objetivo de discutir pautas de interesse dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Durante a reunião, foram debatidas demandas como a concessão do auxílio fardamento, a redução da carga horária para 30 horas semanais, além de outros assuntos relevantes para a valorização e melhoria das condições de trabalho da categoria, em consonância com a legislação vigente e os princípios constitucionais que garantem direitos trabalhistas e funcionais.
Também estiveram presentes os (as) servidores (as) João Evangelista, Raimundo Arnaut, Maria Eunice, Valéria Cruz e Zuleica Batista, que acompanharam e contribuíram com as discussões realizadas.
Após amplo debate e apreciação das pautas apresentadas, ficou agendado um novo encontro, que será realizado no dia 26 de Fevereiro, no qual estarão presentes o prefeito, o secretário de Saúde, o secretário de Finanças o procurador do município, e a direção estadual do SINDACS BA, com o objetivo de dar encaminhamento às demandas discutidas e assegurar o cumprimento dos direitos da categoria dos ACS E ACE.
O SINDACS-BA reafirma que a defesa dos direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias não é concessão, mas garantia legal, e seguirá atuando de forma firme e responsável para que esses direitos sejam plenamente conquistados, buscando sempre o diálogo, bem como o bom senso na busca do melhor caminho para resolutividade das demandas da categoria.