SINDACS-BA reúne-se com a Secretaria Municipal de Gestão de Salvador
14 de janeiro de 2026

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (SINDACS-BA) reuniu-se com a Secretaria Municipal de Gestão de Salvador (SEMGE) após identificar que diversos servidores públicos, Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), não lograram êxito na Avaliação de Desempenho, em razão de problemas ocorridos no curso previsto no decreto que regulamenta o processo avaliativo.
Durante a reunião, o SINDACS-BA debateu com a SEMGE as diversas questões que inviabilizaram o desempenho satisfatório de parte dos servidores na avaliação, destacando a necessidade de revisão dos critérios e de sensibilidade por parte da gestão diante das situações apresentadas.
Na oportunidade, a entidade sindical também cobrou outras pautas já formalmente oficiadas à Secretaria, a exemplo do pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) e da revisão dos critérios adotados na Avaliação de Desempenho.
Em relação ao IFA, o SINDACS-BA ressaltou que diversos municípios já efetuam o pagamento do benefício aos ACS e ACE, a exemplo das Prefeituras de Lauro de Freitas (DEM), Alagoinhas (PSD), Maragogipe (PP), Simões Filho (DEM), e Conceição da Feira (PSD), entre outras, reforçando a legitimidade da reivindicação da categoria em Salvador.
Sobre o IFA, a diretora de Gestão de Pessoas, Márcia Barros, e a gerente de Políticas de Pessoas, Ludimila Ramos, informaram que o debate acerca do tema deve ser realizado de forma conjunta com a Secretaria Municipal da Saúde.
Quanto à Avaliação de Desempenho, as situações relatadas pelo sindicato foram acolhidas e será encaminhado ao secretário municipal de Gestão, Alexandre Tinoco, para análise e deliberação.
O coordenador de Comunicação do SINDACS-BA, Clayton Ferreira, solicitou bom senso por parte da Secretaria de Gestão, a fim de que sejam analisadas, de maneira criteriosa prevalecendo o bom senso, as diversas situações dos ACS e ACE que não conseguiram avançar na Avaliação de Desempenho por fatores alheios à sua vontade.
Ao final, ficou definido que uma nova reunião será agendada com o secretário Alexandre Tinoco, com o objetivo de obter uma devolutiva formal acerca das pautas discutidas e dos encaminhamentos propostos.
Sindacs ba é união renovação e luta.
# Salvador 13 de janeiro de 2026.