O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) apresentou na Assembleia Legislativa Indicação endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues para ele determinar a adoção imediata das orientações técnicas com medidas para evitar a intoxicação dos trabalhadores na Bahia pelo Larvicida Vectobac WG – BTI, de uso em saúde pública.
Evidente que precisamos combater a dengue, mas não com o sacrifício da saúde de Agentes de Combate a Endemias (ACE) e demais. 😷
⚠ Ocorre que, foram relatados casos de intoxicação dos trabalhadores com o novo larvicida, com irritação ocular, causando vermelhidão e ardência, irritação cutânea de leve à moderada, com relatos de ocorrência de prurido e vermelhidão e irritação respiratória, principalmente com tosse e dor de garganta, quando ocorrer inalação prolongada.
O tratamento larvário, em atividades de controle do Aedes aegypti, pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE), é uma estratégia preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o tratamento de depósitos de água domésticos, utilizados para o consumo humano, e que possam constituir ou não um possível criadouro para as larvas do mosquito. 🦟
A utilização de larvicidas biológicos tem sido recomendada considerando o menor risco para indução de seleção de populações de mosquitos resistentes a inseticidas, devido sua formulação e mecanismo de ação.
👉🏾 Diante da necessidade de resguardar a saúde do trabalhador pelo exercício da sua função no manuseio do larvicida VectoBac®WG, solicitamos a implementação das medidas técnicas indicadas.