Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » SINDACS BAHIA PARTICIPA DO DESFILE DE 2 DE JULHO
SINDACS BAHIA PARTICIPA DO DESFILE DE 2 DE JULHO

O SINDACS Bahia, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de combate as Endemias da Bahia, desempenhou um papel ativo e importante no desfile de 2 de Julho, em em comemoração à Independência da Bahia. Durante o desfile, o sindicato com a presença da Coordenação Estadual e os trabalhadores protestaram pedindo que a Prefeitura do município de Salvador cumpra emenda constitucional 120 e a lei Municipal 9646/2022, melhore as condições de trabalho.

A presença e participação dos movimentos sociais, assim como da população em geral e autoridades, deram ao desfile uma importância ainda maior.
A presença de diversos segmentos profissionais demonstrou a luta das classes trabalhadora que estão em busca de seus direitos.

Ao utilizar esse tipo de manifestação, é possível chamar a atenção da sociedade em geral e das autoridades para pautas importantes.
Os Agentes Comunitários de Saúde desempenham um papel fundamental no cuidado e promoção da saúde da população, atendem diretamente nas comunidades. Os Agentes de Saude são os responsáveis por realizar visitas domiciliares, identificando os problemas de saúde, fornecendo informações e encaminhando as pessoas para os serviços adequados. Já os Agentes de Combate a Endemias têm como função principal o combate a doenças transmitidas por vetores, como dengue, zika, chikungunya, entre outras.

No entanto, muitas vezes esses profissionais enfrentam condições precárias de trabalho e falta de reconhecimento dos seus direitos a participação do SINDACS Bahia no desfile de 2 de julho foi justamente chamar a atenção para essas questões e exigir melhores condições para os ACS e ACE.