Facebook Twitter Instagram WhatsApp

webmail

 

Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » CURSO TÉCNICO DE AGENTE DE SAÚDE ABRE 180 MIL VAGAS
CURSO TÉCNICO DE AGENTE DE SAÚDE ABRE 180 MIL VAGAS

SINDACS BAHIA juntamente com a FENASCE lutando pela continuidade do Programa Saúde com Agente, foi anunciado pelo Ministério da Saúde que iniciará as incrições no segundo semeste de 2024″, representando uma nova etapa significativa no aprimoramento do curso técnico em Agente de Saúde. Com a abertura de vagas para a qualificação de 180 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), o programa reforça o compromisso com a valorização e o reconhecimento desses profissionais que desempenham um papel essencial na saúde da população brasileira.

O programa, que está em sua segunda etapa, já se configura como o maior programa brasileiro de formação técnica na área de saúde. Isso demonstra o empenho do governo em investir no aprimoramento contínuo dos agentes, capacitando-os com conhecimentos atualizados e práticas inovadoras, para melhor atender às necessidades da sociedade.

Além de promover a formação técnica permanente dos agentes, o Saúde com Agente vai ao encontro de uma antiga demanda da categoria: o reconhecimento e valorização do trabalho realizado por eles. Em janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o Projeto de Lei nº1.802, fortalecendo a atenção básica à saúde e estabelecendo direitos que valorizam a importância desses profissionais que estão próximos à realidade da população.

Com a medida, fica definido que agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) são considerados profissionais de saúde. Essa mudança na legislação é de extrema importância, pois garante o devido reconhecimento e respaldo legal para os agentes, ressaltando a relevância do trabalho que desempenham em suas comunidades.

Ao investir na capacitação e no reconhecimento desses profissionais, o Programa Saúde com Agente fortalece a atenção básica e os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, prevenção de doenças e controle de endemias, atuando diretamente nas comunidades e criando um vínculo essencial entre a população e os serviços de saúde.

Com a formação técnica aprimorada e o devido reconhecimento de sua importância, os agentes de saúde se tornam ainda mais capacitados para lidar com os desafios do setor, contribuindo significativamente para o bem-estar da população e para o fortalecimento do SUS – Sistema Único de Saúde como um todo.

Dessa forma, o investimento no Programa Saúde com Agente mostra-se como uma iniciativa positiva e necessária para o desenvolvimento do setor de saúde no Brasil. A qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento, aliada ao reconhecimento de sua relevância, resulta em uma sociedade mais saudável e em um sistema de saúde mais robusto e eficiente. A expectativa é que essa iniciativa traga impactos positivos a curto, médio e longo prazo, fortalecendo a saúde pública em todo o país.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Galeria de vídeos

 

TV SINDACS
  • Conselho Nacional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde - CONTACS

  • Cadastre-se e receba periodicamente nosso
    boletins informativos.

  • PARCEIROS
    Copyright © 2015 SINDACS - Todos os direitos reservados. Rua do Tesouro, n.º 56, Edifício Santa Cruz - Sala 701, 7ª andar - Praça da Sé - Salvador/BA CEP: 40.020-056 I Telefone: (71) 3017-6011/7679 - Fax: (71) 3017-4112.