Prefeitura entrega novos fardamentos a 500 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura Municipal entregou novos fardamentos para 500 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE), da zona rural e urbana, em cerimônia realizada no Auditório Lúcia Maria Dórea (Cemae). Cada um deles recebeu dois kits fardamento completos, com camisas, calças, tênis, boné e mochila.
Durante a cerimônia, a prefeita Sheila Lemos lembrou do diálogo estabelecido com a categoria desde o início da sua gestão, buscando viabilizar os pleitos, a exemplo da concessão do auxílio-fardamento e o reajuste salarial de 10,18% no início deste ano. “A gente tem valorizado e olhado para o servidor, porque a Prefeitura sem as pessoas são apenas prédios vazios. Eu tenho certeza que são os agentes que fazem a vida das pessoas melhor a cada dia, que estão batendo na porta da casa das pessoas diariamente, faça chuva ou sol, conhecendo as queixas e as dores das pessoas, zelando pela saúde das famílias”, destacou a prefeita.
Para a agente de saúde do distrito de São João da Vitória, Edmércia Brito, receber o novo fardamento é motivo de alegria para ela e para todos os seus colegas. “A gente esperou muito tempo, já estava com um fardamento assim bem ultrapassado e essa conquista do sindicato é uma vitória para todos nós agentes. É um orgulho muito grande fazer parte do SUS, já são 27 anos nessa luta e esse vínculo com a comunidade aumenta cada dia mais”, disse.

As coordenadoras estaduais do Sindicato dos Agentes Comunitários e de Combate à Endemias (Sindacs), Rita Suzana e Maria Luiza Moraes, afirmaram que esse foi mais um avanço para a categoria. “Hoje, pra gente, está sendo um dia de festa, porque depois de 10 anos de luta pelo auxílio fardamento, essa vitória se concretiza”, afirmou Luiza. “Não foi uma tarefa fácil, mas nós conseguimos avançar com essa gestão, que tem estado próxima do servidor. E, hoje, estando à frente da coordenação estadual e conhecendo a realidade de outros municípios, podemos dizer que Conquista saiu na frente em todos os sentidos”, complementou Rita.

O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, parabenizou os agentes pela conquista e pelo empenho diário junto à população. “Não é apenas um fardamento, tem muita qualidade empregada nisso, e os agentes fizeram parte desse processo. Ficamos muito felizes em estar conseguindo, junto com essas equipes, fazer com que Vitória da Conquista esteja à frente dos índices nacionais de saúde, para ser referência nacional com a Atenção Primária, isso é prioridade nessa gestão”, ressaltou Vinícius.

Na oportunidade, a prefeita anunciou também que, em breve, os agentes de combate as endemias receberão tablets para facilitar o trabalho em campo, assim como os agentes de saúde receberam no início deste ano. “Isso é para que a gente também consiga, cada vez mais, bater as metas do nosso município, porque o que nós queremos, de verdade, é mudar para melhor a vida das pessoas da nossa cidade”, finalizou Sheila.

FONTE: PREFEITURA DE VITOROA DA CONQUISTA