Facebook Twitter Instagram WhatsApp

webmail

 

Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=Sem categoria » Sindacs Bahia protocola ofício junto da Prefeitura de Salvador solicitando agilidade no Cumprimento da Emenda Constitucional 120.
Sindacs Bahia protocola ofício junto da Prefeitura de Salvador solicitando agilidade no Cumprimento da Emenda Constitucional 120.

Sindacs Bahia protocola ofício junto da Prefeitura de Salvador solicitando agilidade no Cumprimento da Emenda Constitucional 120.

Com o objetivo de promover segurança e tranquilidade a Categoria de Agentes Comunitários de Saude, e Agentes de Combate as Endemias do Município de Salvador o SINDACS Bahia já protocolou ofício junto ao Município solicitando do Prefeito Bruno Reis, do Secretario de Gestão Thiago Dantas e Secretario de Saúde Décio Martins o Pagamento do Piso Salarial de acordo a Emenda Constitucional 120 promulgada no dia 05 de Maio de 2022.

De acordo a Emenda Constitucional 120/2022 entra em vigor na data de sua publicação e o repasse do Vencimento para o pagamento dos ACE e ACS é de responsabilidade do Governo Federal.

A Emenda Constitucional 120/2022 também prevê insalubridade, aposentadoria Especial para a categoria, além disso cabe aos Municípios estabelecer, além dos consectarios, vantagens, auxílios, Gratificações, indenizaçoes, afim de valorizar o trabalho deste Profissionais.

Para cumprimento efetivo da EC 120/2022 é necessário o governo Federal (União) fazer o remanejamento do recurso previsto a LDO 2022 reajustando o valor de R$ 1.550 para R$ 2.424 (02 salários mínimos). Porém, será necessário a União editar e publicar uma Lei complementar, Lei Federal ou Decreto Presidencial e o Ministério da Saúde Editar e publicar uma portaria para garantia do plano de trabalho para o repasse fundo a fundo para que o dinheiro chegue efetivamente nas mãos dos Agentes de Saúde o que também não impede que o Município já possa dialogar com o sindicato e implementar de imediato, pois, conforme parágrafo 11 da Emenda 120 os recursos financeiros repassados pela União para pagamento do vencimento ou qualquer outra vantagem dos ACS e ACE não serão objetos de inclusão no cálculos para fins de limite de despesas com pessoal.

SINDACS BAHIA JUNTOS PARA FAZER MUITO MAIS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Galeria de vídeos

 

TV SINDACS
  • Conselho Nacional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde - CONTACS

  • Cadastre-se e receba periodicamente nosso
    boletins informativos.

  • PARCEIROS
    Copyright © 2015 SINDACS - Todos os direitos reservados. Rua do Tesouro, n.º 56, Edifício Santa Cruz - Sala 701, 7ª andar - Praça da Sé - Salvador/BA CEP: 40.020-056 I Telefone: (71) 3017-6011/7679 - Fax: (71) 3017-4112.