Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » FORMATURA DO ACS E ACE DE SALVADOR ACONTECEU NA CONCHA ACÚSTICA DE SALVADOR
FORMATURA DO ACS E ACE DE SALVADOR ACONTECEU NA CONCHA ACÚSTICA DE SALVADOR

No dia 25/10(quinta-feira) aconteceu na Concha Acústica a Formatura de aproximadamente 300 agentes de saúde do município de Salvador.

Foram muitas idas e vindas, diversas reuniões para acontecer esse desfecho que com certeza ficará na memória de cada um agente que participou juntamente com seus convidados.

A direção do SINDACS agradece a todos que contribuíram direta ou indiretamente.

A cerimônia contou com a presença do Presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (CONTACS) o Sr. Edvaldo Leite, Presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Agentes de Combate às Endemias o Sr. Eduardo Dias(CONTACE), Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Brasil (FENASCE) representado pelo Sr. Robson Góis, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (SINDACS) Sr. Reinã Ramos, tiveram também representantes do SINDSEPS Sr. Paulo Cerqueira, ADEMACEM Sr. Fábio , AASA Sr. Ivando Antunes, representando o Vice Governador que não pode estar presente tivemos o Dr. Arthur Gallas o Vereador Tiago Ferreira e o Deputado Estadual Matheus Ferreira a Secretaria de Saúde Ana Paula Matos não pode estar presente por motivo de força maior.

Em sua explanação o Coordenador Geral Reinã Ramos parabenizou os formandos, e fez um breve histórico das lutas da entidade para a realização desse curso no Município de Salvador, destacou que o sindicato ainda está buscando a solução das pendências juntamente com os Gestores para conclusão do curso de alguns agentes que encontram-se sem preceptoria.

“Foram dias corridos e desgastantes, houveram trabalhos em grupo fantásticos, e outros que não deram tão certo. Mas cada passo te trouxeram vocês até este dia, hoje podemos dizer que os dias de luta se transformaram em dias de glória” disse Robson Góis representante da FENASCE.

O presidente do CONTACE Eduardo Dias parabenizou a todos os formandos, fez um breve histórico dos desafios para os Agentes de Combate às Endemias serem incluídos nesse processo de formação técnica e falou sobre a importância e o papel do Conselho de fiscalizar a atividade profissional.

O presidente do CONTACS Edvaldo Leite destacou a importância do registro dos profissionais ao Conselho que será o órgão fiscalizador da atividade profissional, realizou a entrega da carteira do conselho do Agente de Saúde Lazaro Figueiredo juntamente com o diploma e parabeniza a todos pela formatura.

Para o Vereador Tiago Ferreira do Partido dos Trabalhadores (PT) é muito gratificante participar desse momento único da categoria ele que é um porta voz da categoria dentro da Câmara Municipal de Salvador, destaca o poder de mobilização dessa classe que já mudou a constituição por três vezes e coloca seu mandato a disposição a pautas da categoria.

As entidades presentes além de parabenizar a categoria, destacaram que a busca agora é pela a valorização principalmente em Salvador onde o diálogo e difícil, mas que com união iremos romper essa barreira.

O Deputado Matheus Ferreira , parabenizou os formandos, agradeceu pelo convite desse momento histórico , reforçou o apoio as pautas da categoria.

Infelizmente o vice governador Geraldo Júnior o paraninfo da turma não pode está presente por motivo de força maior, porém o Dr. Arthur Gallas em seu discurso destacou o papel fundamental dos Agentes de Saúde que desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades visando o fortalecimento do SUS.

Foram diversas homenagens, os membros da Comissão de Formatura (Lázaro Figueiredo, Marli Ferreira, Nilza Santos, Ticiane de Jesus Teixeira , Mary Hamburgos , Oseas Silva Monteiro Filho ) fizeram o agradecimento especial a todos.

Para encerrar a Cerimônia com chave de ouro os formandos e seus convidados puderam curti o show da banda Representa para alegrar ainda mais esse momento único para os Agentes de Saúde.