Facebook Twitter Instagram WhatsApp

webmail

 

Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » SENADO FEDERAL APROVA A PEC 9/2022, QUE DETERMINA AO GOVERNO O PAGAMENTO DO PISO SALARIAL AOS ACS E ACE.
SENADO FEDERAL APROVA A PEC 9/2022, QUE DETERMINA AO GOVERNO O PAGAMENTO DO PISO SALARIAL AOS ACS E ACE.

Senado aprovou nesta quarta-feira (4), por unanimidade de 74 votos a favor, em segundo turno e último turno, a PEC 9/2022, que prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimo, equivalente hoje a R$ 2.424,00 para os agentes comunitários de saúde. Em 1º turno, a PEC obteve a unanimidade dos 71 votos. Agora, a PEC vai à promulgação.

O senador Jaques Wagner votou favoravelmente nos dois turnos. “Foi uma vitória na luta pela valorização e reconhecimento do trabalho da categoria no combate às doenças graves, e principalmente, na COVID-19”, disse Wagner.

O texto da PEC também determina o pagamento de adicional de insalubridade e aposentadoria especial, devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas pela categoria.

Os Estados, Distrito Federal e Municípios deverão estabelecer outras vantagens, como incentivos, auxílios, gratificações e indenizações, a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

O autor da PEC é o deputado Valtenir Pereira (MDB-MT) e o relator foi o senador Fernando Collor (PTB-AL).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Galeria de vídeos

 

TV SINDACS
  • Conselho Nacional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde - CONTACS

  • Cadastre-se e receba periodicamente nosso
    boletins informativos.

  • PARCEIROS
    Copyright © 2015 SINDACS - Todos os direitos reservados. Rua do Tesouro, n.º 56, Edifício Santa Cruz - Sala 701, 7ª andar - Praça da Sé - Salvador/BA CEP: 40.020-056 I Telefone: (71) 3017-6011/7679 - Fax: (71) 3017-4112.