Facebook Twitter Instagram WhatsApp

webmail

 

Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » Ações de combate à dengue são intensificadas em Salvador
Ações de combate à dengue são intensificadas em Salvador

Dando continuidade ao trabalho de combate à proliferação do mosquito da dengue e conscientização da população sobre a doença a Prefeitura de Salvador promoveu neste sabado (29) ações especiais contra o vetor em bairros de Salvador.

As mobilizações com bloqueio de transmissão espacial e focal do mosquito com aplicação de inseticida a UBV aconteceram , de 08h às 12h, nos bairros de Itapuã, Piatã, Estrada das Barreiras, São Gonçalo do Retiro, Tancredo Neves, Nova Brasília, Mussurunga I, São Marcos, Novo Marotinho, Santa Mônica, com o intuito de frear o ciclo de transmissão em localidades onde houve casos confirmados para as arboviroses na capital baiana,
De acordo com Isolina Miguez, coordenadora do CCZ, esta ação especial é fundamental para intensificar prevenção e controle das Zoonoses na cidade, além das mobilizações diárias feitas pelos agentes nas diversas localidades:
“Nestas inspeções para controle vetorial, além da aplicação de inseticida, estão propagando mensagens educativas para que cada cidadão esteja vigilante para evitar a proliferação do mosquito na comunidade em que vive.

É sempre importante ressaltar o papel fundamental que o morador tem para manter suas casas e comunidades livres de focos do Aedes, com medidas simples que devem fazer parte da rotina de cuidado com suas residências”, declara.

A secretária da Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, destaca a importância da interação entre o CCZ e a população. “Para obtermos com uma cidade mais segura e prevenida, a população pode auxiliar evitando deixar destampados recipientes que possam acumular água, pois são responsáveis por 90% dos potenciais criadouros do mosquito. E, em casos de presenciar focos, o soteropolitano pode ligar no 156 e acionar uma inspeção do CCZ”, reforça Ana Paula.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o último levantamento, realizado em setembro de 2022 mostrou que houve uma redução em entretanto , o número revela que a cidade ainda está em situação de alerta em relação à dengue.

A direção do SINDACS BAHIA destaca a importância de serem fornecidas as devidas condições de trabalho para esses profissionais e tem cobrado nas negociações uma atenção maior em relação a distribuição dos Equipamentos de proteção individual, disse o Coordenador André Melo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Galeria de vídeos

 

TV SINDACS
  • Conselho Nacional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde - CONTACS

  • Cadastre-se e receba periodicamente nosso
    boletins informativos.

  • PARCEIROS
    Copyright © 2015 SINDACS - Todos os direitos reservados. Rua do Tesouro, n.º 56, Edifício Santa Cruz - Sala 701, 7ª andar - Praça da Sé - Salvador/BA CEP: 40.020-056 I Telefone: (71) 3017-6011/7679 - Fax: (71) 3017-4112.