Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » SINDACS BAHIA PARTICIPA DO IX ENCONTRO DE MULHERES CUTISTA EM SALVADOR
SINDACS BAHIA PARTICIPA DO IX ENCONTRO DE MULHERES CUTISTA EM SALVADOR

No dia 19/03(terça-feira)aconteceu o IX Encontro de Mulheres cediado pelo SINDPREV-BA ,esse encontro reuniu mais de 120 mulheres de diversos sindicatos.
Na ocasião foram discutidos desde as estratégias das mulheres da CUT para o próximo período em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, de igualdade de oportunidades e no enfrentamento à violência contra as mulheres na vida e no trabalho.

“Nós organizamos esta plenária que teve como tema: Pela Proteção da Vida das Mulheres em todas suas dimensões: Saúde, Segurança e Trabalho, para pensar na organização sindical, financiamento e resoluções, como também o plano de lutas”, explicou a Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-BA Lucivaldina Brito.

“Enfrentamos enorme retrocesso com muita luta e resistência, mesmo assim a classe trabalhadora ainda tem muitos desafios, principalmente a igualdade de participação da mulher no mercado de trabalho que ainda é uma realidade muito distante” disse a Presidenta da CUT-BA Leninha Valente.
Logo após foi composta a primeira mesa que tratou sobre a Violência contra as mulheres na saúde e na segurança que teve como palestrante a Advogada Isadora Maia que deixou como reflexão que “A unidade entre as mulheres é fundamental para encarar os desafios”.

A Marcha das Margaridas, que reuniu mais de cem mil mulheres do campo e da cidade, em Brasília em 2016 deu inspiração para as futuras lutas nós podemos virar o jogo com organização, estratégias e unidade e nós podemos sim mobilizar, estar nas ruas, nos locais de trabalho para enfrentarmos os nossos desafios”, concluiu a presidenta da CUT, Leninha no final de sua fala.

“Esperamos que o encontro atinja corações e mentes e que a gente possa sair daqui muito mais forte do que chegamos”, finalizou a Ana Georgina economista e supervisora técnica do DIEESE na Bahia, depois de explicar sobre os problemas da inserção da mulher no mercado de trabalho são bastante conhecidos: taxas de desemprego mais altas, menores salários, dificuldades de crescimento profissional e maior informalidade. Em 2023, a lei da igualdade salarial buscou criar parâmetros para enfrentar a falta de isonomia de salário entre homens e mulheres. O ambiente democrático, pós-eleição de 2022, propiciou condições para o avanço da negociação coletiva, não apenas elevando os salários, mas também possibilitando a discussão das cláusulas de igualdade de gênero.

A Ciranda de Mulheres que contou com a participação de Ana Geórgina, Gilene Pinheiro, Milca Martins ressaltou a importância da luta contra a violência às mulheres, falando de mulheres que inspiram mulheres.

O 8 de março é um dia de luta para todas nós mulheres. É mais um dia para levarmos as nossas pautas para as ruas e mostrar a nossa força. Estamos lutando diariamente pelo combate à violência contra as mulheres, pela igualdade de gênero e salarial, pelo fim do preconceito e discriminação contra nós, a Presidenta Lucivaldina Brito agradece a presença de todas e encerra esse IX Encontro de Mulheres Cutista da Bahia

Participaram deste encontro as Coordenadoras Fabiana Silva, Maria Aparecida Anunciação Rocha, Meiry Nascimento, Odilane Botelho,Tatiana de Sena Barbosa que consideram eventos como esses são fundamentais para garantir direitos e discutir novas propostas para as nós mulheres trabalhadoras alem de consolidar a política que é fundamental para avançar na igualdade de gênero e direitos.