Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » SINDACS BAHIA REALIZA SEMINÁRIO EM VITÓRIA DA CONQUISTA
SINDACS BAHIA REALIZA SEMINÁRIO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

No dia 29/08(terça-feira) o SINDACS BAHIA realizou o primeiro Seminário dos ACS e ACE em Vitória da Conquista no CEMAE. Esse encontro teve como temas; Aposentadoria Especial e Incentivo Estadual que contou com a presença de Vilma Gomes representando o Deputado Federal Jorge Solla, a Sub-Secretária de Saúde de Vitoria da Conquista Kalily Lemos o Secretário de Saúde de Vitória da Conquista Vinicius Rodrigues e Advogado do SINDACS BAHIA Florisvaldo Pasquinha  o  Advogado Jeferson que presta serviços ao sindicato em Vitória da Conquista o Coordenador Geral do SINDACS BAHIA Robson Góis e Aldenilson Rangel representando a FENASCE.

Os presentes fizeram uma breve saudação e reafirmaram o apoio a essa categoria que é essencial para o fortalecimento do SUS. Em seguida o Coordenador Geral do SINDACS Robson Góis, abordou sobre o Incentivo Estadual para os ACS e ACE que está em andamento onde o sindicato tem participado dos discursões efetivamente para que esse pleito da categoria se torne realidade, e que seja cumprido para não ser algo distante da realidade da categoria e cita o Prêmio Egno Batista que caiu no esquecimento devido a dificuldade de atingir às metas. Logo após o Aldenilson Rangel representando a Federação Nacional dos ACS e ACE (FENASCE) pontuou os Planos de lutas construído no último congresso dentre os principais destacou o cumprimento da Emenda Constitucional e a Caravana da Bahia rumo à Brasília em outubro.

O Advogado Florisvaldo Pasquinha em sua apresentação destacou o quanto essa categoria é aguerrida onde a prova mais concreta disto e o poder de mobilização nacional que resultou na mudança da constituição quatro vezes, categoria essa a qual ele tem o prazer de está prestando serviço a 12 anos, em sua explanação sobre o tema Aposentadoria Especial e as particularidades dos ACS e ACE ele pontuou a importância de todos estarem esclarecidos pois as regras da previdência mudaram e teremos que nos posicionar diante do cenário.

Durante o debate surgiram algumas dúvidas pertinentes que foram sanadas, que apesar de hoje termos uma Emenda Constitucional que garante que o vencimento base inicial dos ACS e ACE não pode ser inferior a dois salários mínimos esse reflexo na concessão da aposentadoria hoje não é possível, a realidade é salário mínimo por isso é necessário nos mobilizar para que os critérios da aposentadoria especial para os ACS e ACE sejam regulamentados.

O advogado Jeferson fez uma explanação acerca dos processos administrativos. A Coordenadora Rita Suzana finaliza o encontro agradecendo a presença de todos, e principalmente aos Coordenadores Maria Luiza, Hélio, Milton que foram essenciais para realização deste evento, que em muitos momentos a categoria deu a energia necessária para continuar e esse poio foi fundamental. Que foi um momento ímpar ter toda direção do SINDACS BAHIA presente.

Agradece a Faculdade Anhanguera pelos brindes que foram sorteados aos associados.