Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » ACS E ACE DE SALVADOR APROVAM MOBILIZAÇÃO PERMANENTE
ACS E ACE DE SALVADOR APROVAM MOBILIZAÇÃO PERMANENTE

Aconteceu na manhã desta quinta-feira 06 de julho de 2023 uma importante assembleia dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Salvador na Praça Municipal, em frente à Câmara de Vereadores. A assembleia foi coordenada pelos representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado da Bahia (SINDACS-BA), com destaque para André Melo, que fez a primeira chamada, e em seguida, Lázaro Figueiredo deu início à assembleia.

Inicialmente, Lázaro Figueiredo apresentou informações sobre a situação dos formandos no curso técnico de Agente de Saúde, destacando as dificuldades enfrentadas pela categoria. Em seguida, Clayton Ferreira, outro coordenador do sindicato, deu informes sobre a Conferência Nacional de Saúde e ressaltou a luta dos ACS e ACE para que a Prefeitura Municipal de Salvador cumpra a Lei Municipal nº 9.646/2022.

Um dos pontos de destaque durante a assembleia foi a fala do coordenador Robson Gois, representante da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (FENASCE). Ele abordou a questão da aposentadoria especial e também falou sobre as ações judiciais em andamento e a luta da categoria em se manter mobilizada. O sindicato tem se empenhado em garantir que a prefeitura cumpra a lei, uma vez que está descumprindo uma lei que a própria prefeitura encaminhou oferecendo apenas os 4% de aumento sendo que o justo será 9% de aumento mais o descongelamento da tabela de progressão.

Diante da necessidade de tomar medidas concretas, Clayton Ferreira submeteu à votação a pauta de mobilização permanente em defesa do cumprimento da lei municipal e do avanço de nível e o descongelamento da tabela de progressão de carreira. Por unanimidade, a categoria aprovou a proposta, demonstrando sua unidade e determinação em lutar por seus direitos.

“A assembleia dos ACS e ACE de Salvador na Praça Municipal foi um momento importante de articulação e discussão sobre as demandas da categoria. Os coordenadores do SINDACS-BA desempenharam um papel fundamental ao conduzir a assembleia e informar a categoria sobre os desafios enfrentados e as ações em curso. A aprovação da pauta de mobilização permanente evidencia a necessidade de lutar pelo cumprimento da lei e pela valorização profissional dos agentes de saúde em Salvador”.