Facebook Twitter Instagram WhatsApp

webmail

 

Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » ATENÇÃO ACS E ACE SÓ PODE CONCLUIR O CURSO TÉCNICO QUE ESTÁ DEVIDAMENTE CADASTRADO NO MS
ATENÇÃO ACS E ACE SÓ PODE CONCLUIR O CURSO TÉCNICO QUE ESTÁ DEVIDAMENTE CADASTRADO NO MS

https://www.instagram.com/p/Cuzt_ZFp-LX/

O SINDACS Bahia, Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Bahia, recentemente entrou em contato com a Dra. Livia Melo, uma parceira do sindicato, para obter mais detalhes sobre um ofício enviado pelo Ministério da Saúde aos gestores municipais. O ofício em questão foi emitido pela Coordenação Geral de Ações Estratégicas de Educação em Saúde, vinculada à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e solicita aos gestores o acesso ao sistema E-Gestor.

O objetivo desse acesso é verificar se os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) que estão matriculados em cursos técnicos ainda possuem vínculo empregatício com o município. De acordo com Dra. Livia Melo, os trabalhadores só podem concluir o curso se ainda estiverem empregados como servidores no município.

Essa solicitação do Ministério da Saúde está embasada na Portaria nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020, e suas normas regulamentares complementares. Os gestores municipais de saúde que aderiram ao Programa Saúde com Agente devem conferir a lista de ACS e ACE matriculados nos cursos técnicos por meio do Sistema E-Gestor Atenção Básica, a fim de confirmar o vínculo profissional desses estudantes com o município antes da conclusão dos cursos em andamento.

Para auxiliar nesse processo, foi anexado ao ofício um manual explicando como validar o Programa Saúde com Agente por meio do Sistema E-Gestor Atenção Básica. O prazo estabelecido para atender a essa solicitação é até o dia 28 de julho de 2023, sendo imprescindível que seja cumprido dentro desse prazo. Em caso de dúvidas, a Coordenação-Geral de Ações Estratégicas de Educação em Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, disponibiliza o endereço de contato saudecomagente@saude.gov.br.

Diante da importância e continuidade do programa, é fundamental contar com a colaboração dos gestores municipais para realizar as providências solicitadas. A ação visa garantir a regularidade dos vínculos profissionais dos ACS e ACE que estão participando dos cursos técnicos, assegurando a qualidade e efetividade do Programa Saúde com Agente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias
Galeria de vídeos

 

TV SINDACS
  • Conselho Nacional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde - CONTACS

  • Cadastre-se e receba periodicamente nosso
    boletins informativos.

  • PARCEIROS
    Copyright © 2015 SINDACS - Todos os direitos reservados. Rua do Tesouro, n.º 56, Edifício Santa Cruz - Sala 701, 7ª andar - Praça da Sé - Salvador/BA CEP: 40.020-056 I Telefone: (71) 3017-6011/7679 - Fax: (71) 3017-4112.