Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » SINDACS PARTICIPA DE REUNIÃO NO CCZ EM LAURO DE FREITAS
SINDACS PARTICIPA DE REUNIÃO NO CCZ EM LAURO DE FREITAS

IMG-20210309-WA0052

No dia 09/03 (terça-feira) os Coordenadores Meiry Nascimento e Robson Gois participaram de uma reunião no CCZ/ LF com o Diretor do CCZ Igor Fidelis e os ACE Adnelia Santos e Silas Arnaoutte.

Neste encontro o Diretor do CCZ apresentou ao SINDACS, os critérios utilizados pela VISAU para a vacinação dos ACE, que acontecerá em três etapas;

1° e 2° Etapa:
Os ACE que estão realizando o trabalho diariamente, “destaca” que no dia 05/03 cerca de 47 ACE foram vacinados, ele informou que quando assumiu a direção do CCZ soube que alguns ACE estavam sem EPI e ele vem buscando mudar esse cenário inclusive irá realizar um rodizio para que esses ACE não deixem de realizar suas atividades que são fundamentais para o controle das arboviroses.

3° Etapa: Os ACE que estão afastados por comorbidades.

De acordo com o mesmo no município existem 164 ACE cujo desde o dia 09/02 ele oficializou essa listagem para Secretaria de Saúde , ele explica que nessa 1° etapa da vacinação tudo aconteceu de forma rápida devido a uma pressão também por parte do sindicato e por isso não teve tempo hábil para divulgar o cronograma mas foi realizado uma força tarefa para que não houvesse perca de doses de vacinas mas que ele já está buscando informações com o Secretario de Saúde, uma previsão para a realização da 2° etapa.

O diretor aproveitou a ocasião e falou acerca de alguns planos na direção do CCZ tais como;

Reforma Geral do CCZ para UVZ;

Retorno da Captura de Animais de Grande Porte para o setor;

Realização de reunião quinzenal com os Supervisores do Campo;

Aquisição de materiais visando a melhoria das atividades desenvolvidas;

O Coordenador Robson fala sobre a importância desse compromisso, que é necessário que haja o dialogo entre os departamentos para que as coisas fluam, e mudar a visão ruim que muitos tem do CCZ, que se tornou um local esquecido infelizmente. Reforça que o sindicato pode apoiar na divulgações das ações e entende que existem atos administrativos onde o sindicato não intervém. Mas é necessário que haja a divulgação com a categoria. Existem pontos cruciais a serem resolvidos que são os Pontos de Apoio (PA), distribuição dos EPI’s, de forma periódica e o cronograma da Vacinação.

IMG-20210309-WA0052

O Diretor apresentou uma Nota técnica que fala sobre a orientação da confecção de mascaras artesanais e que o mesmo já consultou a VISAT que ficou de fazer um laudo acerca desse ponto.

A Coordenadora Meiry faz um breve histórico em relação aos P.A e sugere ao Diretor que faça uma busca no Conselho Municipal de Saúde visto que foi criado um Grupo de Trabalho (G.T) que contou com a participação de alguns ACE e o SINDACS onde existe um relatório e inclusive alguns encaminhamentos incluindo a reforma geral do CCZ, faz um alerta que é necessário realizar a atualização do Cadastro dos ACE no CNES pois nele constam 155 ACE cadastrados, a ACE Adnelia Santos informa que foi feito uma atualização desde fevereiro de 2020 e ficou de verificar o motivo com o setor responsável, falou sobre a retomada do combate as arboviroses vistos que as notificações de casos estão aumentando, e por isso eles estão buscando alternativas para amenizar os danos causados com a Pandemia sem deixar de preservar a saúde do trabalhador.

Em relação a confecção das mascaras artesanais é necessário um estudo maior com laudos ,visto que a orientação do Ministério da Saúde e inclusive o Plano de Continência Municipal é o uso das mascaras cirúrgicas para os ACS e ACE.

O Coordenador Robson informa que está previsto uma reunião para o dia 18/03 e diz que pretende cobrar acerca do andamento da 2° e 3° etapa da vacinação e finaliza cobrando importância de manter a categoria informada para evitar ruídos.

O Diretor informa que pretende trabalhar em parceria com o sindicato por entender que o ACE merece ser valorizado e firma o compromisso reestruturar o CCZ.

SINDACS BAHIA SOMOS DE LUTA SOMOS FORTES