Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » SINDACS PARTICIPA DE PALESTRA
SINDACS PARTICIPA DE PALESTRA

No dia 14/03(quinta-feira) aconteceu uma ação promovida pelo PACS voltada para as mulheres no Multicentro do bairro da Liberdade em Salvador. A equipe da Ronda Maria da Penha,composta do Cabo J, Oliveira e Soldado Jackson realizaram uma palestra para os presentes.Esta palestra teve sua atenção voltada para todo tipo de violência doméstica. É preciso que alem das mulheres os homens também apoiam essa militância.Dentre as contribuições durante a palestra a Coordenadora do SINDACS BAHIA Nilza Santos que além de exercer a função de Agente Comunitária de Saúde faz parte de um coletivo de mulheres juntamente com Clarinete Viana denominado “ Divas de Batom”. As divas são um grupo de mulheres lideradas pela Sra Rosângela Madureira, idealizadora deste projeto ,que tem como objetivo abraçar diversas causas em prol das mulheres dentre elas podemos destacar; A luta contra o feminicídio,a conscientização das mulheres para identificar que gritos, Tapas, proibições etc,são sinais de violência e que devemos nos manter alerta.

Antes do encerramento foi possível assistir uma belissima apresentação do grupo de teatro denominado “Comunidade em Cena”, composto por Agentes Comunitários de Saúde do Multicentro, que retratou alguns exemplos de violência doméstica e a vergonha que muitas mulheres têm em falar e denunciar as agressões que sofrem dos seus companheiros disse a Coordenadora Nilza Santos. Não é brincadeira, e muito menos “mimimi”. O feminicídio é real e ele acontece não só no Bahia e sim no mundo inteiro, não podemos fechar os olhos para esse assunto e tentar ignorar só porque ele é “delicado demais”. Por isso que devemos tomar a iniciativa, de lutarmos contra isso, e de nos unirmos, não só as mulheres mas toda a sociedade para que esses casos não passem despercebidos ou fiquem impunes, disse a Coordenadora Nilza Santos.