Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » 25 DE NOVEMBRO: DIA INTERNACIONAL PARA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
25 DE NOVEMBRO: DIA INTERNACIONAL PARA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

WhatsApp Image 2020-11-25 at 11.29.45

A data foi criada em 1999 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, militantes conhecidas como “Las mariposas” que lutavam contra a ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, na República Dominicana, em 1960 e foram assassinadas.

No Brasil, mesmo com a criação de mecanismos de proteção às mulheres, como Lei Maria da Penha, de agosto de 2006, ainda se registram todos os anos números alarmantes da violência contra a mulher. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2017, a cada 11 minutos uma mulher é vítima de estupro e a cada 2 horas uma mulher é assassinada.

Estes números são alarmantes e carregam o pensamento de uma sociedade machista que historicamente violenta as mulheres nas diferentes formas de violência contra a mulher.

Se considerar o último relatório da Organização Mundial da Saúde, de 2018, o Brasil ocupa a 7ª posição entre as nações mais violentas para as mulheres de um total de 83 países. “A maioria desses crimes é cometido por alguém da família da vítima, no ambiente familiar”, relatam os diversos movimentos sociais que atuam para a Eliminação da Violência Contra a Mulher.

O SINDACS BAHIA continua na luta principalmente em um ano muito difícil, marcado pela pandemia, no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro) lembramos a violência que, nas suas múltiplas formas e tipologias, é exercida contra as mulheres no Brasil e no mundo e, em particular, todas as que, fruto do confinamento, viveram ainda mais indefesas e isoladas em contexto de violência.

#BastaDeViolênciaContraaMulher

SINDACS BAHIA SOMOS DE LUTA SOMOS FORTES