Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » ASSEMBLEIA COM OS ACS E ACE DE SIMÕES FILHO
ASSEMBLEIA COM OS ACS E ACE DE SIMÕES FILHO

No dia 26/05/23, foi realizada uma Assembleia com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) do município de Simões Filho Bahia.  A participação ativa dos trabalhadores(as) se concentrou no espaço do Boby Centro de Simões Filho.

Durante uma assembleia, os coordenadores dos SINDACS BAHIA e os delegados informaram à categoria sobre a última reunião relacionada da gestão e procuradoria, na qual foram discutidos os procedimentos ao processo de fardamento. Ficou acordado que a gestão emitirá um relatório detalhado sobre o uso do auxílio fardamento, além de estabelecer a necessidade de criar uma comissão para acompanhar o processo de compra das fardas. Essas medidas visam garantir transparência e eficiência na utilização dos recursos destinados ao fardamento dos ACS e ACE do município.

Os trabalhadores presentes na assembleia também solicitam que o advogado da categoria informe ao Ministério Público do Trabalho (MPT) a mudança de regime dos agentes. Eles deixaram de ser celetistas e agora são estatutários, o que impacta diretamente em seus direitos e benefícios trabalhistas. Essa alteração representa uma conquista importante para a categoria e reforça a necessidade de atualizar as informações junto ao MPT.

Além desses assuntos, foi realizada uma votação durante a assembleia para definir o dia da mobilização da categoria, visando reivindicar melhores condições de trabalho. Ficou definido em votação que caminhada no dia 06 de junho de 2023, com início às 08:00 horas da manhã. A concentração será na Secretaria de Saúde, onde os ACS e ACE permanecerão unidos para apresentar suas demandas, incluindo a negociação dos auxílios, transporte e alimentação, bem como todas as outras questões que constarem na pauta de reivindicações. Essa assembleia representou um momento de união e fortalecimento da categoria dos ACS e ACE de Simões Filho, demonstrando a importância de se organizarem em busca de melhores condições de trabalho e valorização profissional. A participação ativa dos trabalhadores na tomada de decisões reforça o comprometimento na luta por seus direitos e evidencia a importância do diálogo entre a gestão e os trabalhadores. A mobilização prevista para o dia 06/06/23 promete ser um marco nesse processo de reivindicação e representa uma oportunidade para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias demonstrarem sua força e experiência na busca por melhorias em sua área de atuação