Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » ACS E ACE DE SALVADOR REALIZAM CAMINHADA COMO FORMA DE PROTESTO
ACS E ACE DE SALVADOR REALIZAM CAMINHADA COMO FORMA DE PROTESTO

No dia 03/04(quarta-feira) aconteceu em frente à Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE) uma Assembleia com os ACS e ACE do município de Salvador. Essa assembleia teve como finalidade apresentar a categoria o resultado da reunião entre o Secretário da SEMGE o Sr Rodrigo Santos Alves e alguns membros da Direção do SINDACS BAHIA.

O Secretário iniciou a reunião pedindo desculpas devido às remarcações até acontecer de fato esta reunião, sobre pauta da Campanha Salarial ele fala que esse ano houve uma “antecipação “ devido aos prazos por conta do período das eleições, fez um breve histórico acerca dos anos anteriores onde foi reajuste zero e falou sobre os impactos orçamentários e as dificuldades e apresenta como proposta de reajuste reposição de inflação, cerca de 4% para todos os servidores exceto os profissionais da Educação.

Apesar dos Coordenadores externarem a insatisfação com essa péssima notícia, e apresentarmos diversos argumentos que diferentemente dos demais servidores os ACS e ACE tem recursos oriundos do Ministério da Saúde e o grande anseio desta categoria e apenas o cumprimento da Emenda Constitucional refletido na carreira do servidor, mesmo apresentando as verbas específicas da categoria no Fundo Municipal de Saúde não houve consenso nesse ponto onde a Gestão municipal já havia submetido o projeto para Câmara de Vereadores sem conhecimento da entidade. Sobre o fornecimento do auxilio fardamento que hoje é de R$ 543,94 (quinhentos e quarenta e três reais e noventa e quatro centavos) será reajustado de forma igual ao valor que é pago ao do Agente de Salvamento Aquático cerca de R$ 1.029,05 (um mil e vinte e nove reais e cinco centavos). Porém em relação aos auxílios transporte e alimentação não houveram reajustes por conta do orçamento de acordo com o Secretário da SEMGE.Em relação aos demais pontos da pauta que trata da criação de projetos de leis (PQA-VS, PREVINE BRASIL, INCENTIVO ADICIONAL )serão discutidos em mesa de negociação permanente . Em assembleia a categoria que *não aprovou* essa proposta da Gestão referente ao reajuste, e decidiu partir em Caminhada até a Prefeitura Municipal informando a toda população o descaso dessa gestão com os ACS e ACE onde o município recebe o repasse do Ministério da Saúde e não cumpre a lei, os ACE e ACS não aguentam mais tanta opressão com salário defasado e péssimas condições de trabalho. O ACS e o ACE são profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades merecem ser valorizados pelo serviço desempenhado.