Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » SINDACS BAHIA PARTICIPA DE AULA DO CURSO TÉCNICO
SINDACS BAHIA PARTICIPA DE AULA DO CURSO TÉCNICO

O programa saúde com Agente, Iniciativa do Ministério da Saúde (MS) por meio da Secretaria de gestão do trabalho e da Educação na saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS) e o Conselho nacional de secretarias Municipais de saúde (Conasems), é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do País.

O Programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões e foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil.

A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

O Número total de inscrições homologadas nos cursos: 198.265 (ACS: 155.309 ACE: 42.956).

Essa é a turma de Fazenda Coutos, bairro do subúrbio Ferroviário no município de Salvador, está na reta final do curso, assim como outras turmas em Salvador, sobretudo em todo Estado da Bahia e no Brasil, essa turma possui cerca de 26 alunos (as), de três Unidades de saúde, entre ACS e ACE, tendo como a preceptora a enfermeira Sofia Maria Santana.

Tem sido uma experiência muito proveitosa, ter a oportunidade, de participar de uma nova formação, para poder prestar um serviço de melhor qualidade para as 750 pessoas que eu acompanho, na microárea de atuação, relata o Coordenador ACS Clayton Ferreira, esse curso é fruto de muita luta dos ACS e ACE de todo Brasil, sobretudo estamos enfrentando muitas barreiras para ter o direito de finalizar essa nova etapa, na vida de nós Agente comunitário de saúde e Agente de combate às endemias em todo país.