Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » APOIO DO SINDACS BAHIA ÀS CHAPAS 3 E 4 NAS ELEIÇÕES DO COREN BAHIA: UM AVANÇO NA DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA E DO SUS

No cenário das eleições para o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) na Bahia, o apoio do Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Estado da Bahia (SINDACS BAHIA) às CHAPAS 3 e 4 têm se destacado como um importante ao pleito. O coordenador do sindicato, Clayton Ferreira, emitiu uma declaração oficial de apoio a esses chapas, destacando a relevância dessa união para a luta em prol da enfermagem da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das razões fundamentais para o apoio é a representatividade das CHAPAS 3 e 4 no contexto dos profissionais na enfermagem. A categoria de ACS e ACE engloba uma quantidade específica de técnicos em enfermagem e enfermeiros, ambos desempenhando papéis importantes na promoção, prevenção e assistência à saúde da população. A decisão de apoiar as CHAPAS 3 e 4 reflete uma conscientização sobre a importância de fortalecer a voz desses profissionais dentro do COREN, contribuindo para a defesa dos direitos, melhores condições de trabalho e aprimoramento das políticas de saúde.

A iniciativa também é vista como um passo significativo na luta pela saúde pública e pelo fortalecimento do SUS. O Sistema Único de Saúde é um pilar essencial para a garantia do acesso equitativo aos serviços de saúde no Brasil, e a atuação dos profissionais de enfermagem desempenha um papel crucial nesse contexto. Ao unir forças e apoiar candidatos que compreendem as necessidades e desafios enfrentados pelos profissionais da área, o SINDADS Bahia demonstra seu compromisso em contribuir para o aprimoramento da saúde pública e a consolidação do SUS como uma referência de atendimento acessível e de qualidade. O apoio do SINDADS Bahia às CHAPAS 3 e 4 nas eleições do COREN Bahia representa mais do que uma aliança estratégica. É uma manifestação concreta de busca por uma representação efetiva e engajada dos profissionais de saúde no âmbito do conselho, causando um impacto positivo tanto na categoria quanto na sociedade em geral. Nesse sentido, a união entre sindicatos e conselhos de categorias representa um avanço na defesa da saúde pública, dos profissionais de enfermagem e do próprio direito à saúde, consolidando a importância dessa parceria na construção de um sistema de saúde mais justo e equitativo para todos.