Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » ASSEMBLEIA DOS ACS E ACE DE SALVADOR ABRE MESA DE NEGOCIAÇÃO
ASSEMBLEIA DOS ACS E ACE DE SALVADOR ABRE MESA DE NEGOCIAÇÃO

No dia 01 de Março de 2023, foi realizada a 1ª assembleia do ano corrente em frente à Secretaria de Gestão para cumprir a Lei 9.646-2022, que foi criada pelo próprio município. O parágrafo único da lei estabelece que o vencimento inicial dos cargos efetivos de Agente Comunitário de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias não será inferior a 02 (dois) salários mínimos.
Diante disso, o SINDACS BAHIA, juntamente com a Unicidade, iniciou a cobrança da aplicabilidade da lei. Durante o evento, os microfones foram abertos para as lideranças e trabalhadores se manifestarem.
Os agentes de saúde de Salvador se reuniram em uma assembleia para reivindicar algumas melhorias em suas condições de trabalho. Eles estão buscando a atualização da tabela salarial, o que significa que desejam receber um aumento salarial para compensar a inflação e outras despesas que podem ter aumentado ao longo do tempo. Além disso, eles estão pedindo auxílio fardamento, que seria um valor pago pela gestaão municipal para cobrir os custos de uniformes e outros equipamentos necessários para realização de seu trabalho.
Outra demanda é a flexibilização das atividades dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde), o que pode significar permitir que os agentes tenham mais autonomia em suas rotinas de trabalho ou reduzir o número de tarefas que são obrigados a realizar.
Essas são reivindicações comuns entre trabalhadores agentes de saude de Salvador que buscam melhores condições de trabalho e remuneração justa. A assembleia é uma forma legítima de expressar suas demandas e buscar negociações com o gestor municipal para alcançar suas melhorias nas condições de tarbalho quanto a apuata financeira .
Durante a assembleia na frente da SEMGE, os sindicalistas pediram uma reunião com o secretário de gestão, mas ele não atendeu naquele momento, a secretaria do gestor marcou uma reunião de mesa para sexta-feira, 03 de março às 10 horas da manhã, para abertura da mesa de negociação.