Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » PRIMEIRO ENCONTRO DE MULHERES DO SINDACS BAHIA REÚNE ACS E ACE DE SALVADOR E REGIÃO

Nesta quinta-feira,16 de maio, as Agentes Comunitárias de Saúde(ACS) e Agentes de Combate as Endemias (ACE) de Salvador e região reuniram-se para debater sobre a Violência contra Mulher e o Acolhime0nto as mulheres vítimas de violência. Esse encontro aconteceu no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador.

Entre os convidados/as, estava o Coordenador Geral SINDACS BAHIA,Reinã Ramos , que agradeceu a participação de todas,

A Presidente da CUT BA Leninha Santos compartilhou um pouco da sua trajetória em prol das trabalhadoras e refletiu sobre os desafios enfrentados pelas sindicalistas na busca por direitos.

A Secretaria da Mulher da CUT BA Lucivaldina Brito destacou a a força das mulheres, tendo possibilitado a ampliação das pautas femininas e do trabalho em outras organizações, fortalecendo a luta das sindicalistas, que não devemos deixar de participar e fomentar as pautas das mulheres afinal esse espaço foi algo conquistado gradativamente.

A Coordenadora do SINDACS BAHIA da Regional da Chapada Odilane Botelho saudou a todas presentes, falou sobre a importância do tema do evento que na comunidade onde ela atua como ACS são vários casos vivenciados é que na maioria dos casos a vítima não tem coragem de denunciar por não enxergar que aquele tratamento trata-se de um tipo de violência.

“As contribuições das mulheres até hoje são fundamentais, mas ainda precisamos debater desafios grandes, como as relações de poder, para podermos torná-las mais igualitárias, enfatizou a Coordenadora Maria Aparecida que aproveitou a oportunidade e agradeceu a todas e falou sobre a participação dela nos eventos representando as mulheres ACS e ACE.

O vereador Tiago Ferreira que foi um dos fomentadores deste evento por entender a necessidade de debater as diversas formas de violência contra a mulher no intuito de extinguir essa prática criminosa no contexto da nossa sociedade, parabenizou o sindicato.

A Subtenente Roseni Almeida apresentou uma palestra belissima sobre o tema ela que possui 28 anos de serviço a Polícia Militar há 05 anos atua na Ronda Maria da Penha a qual ela se identifica bastante, ela abordou as principais causas do feminicídio que é o assassinato de uma mulher pelo simples fato de ser mulher. Os motivos mais comuns são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres, comuns em sociedades marcadas pela associação de papéis discriminatórios ao feminino,apresentou os 05 tipos de violência contra as mulher,
que estão na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Apresentou um vídeo que deixou todas surpresas da forma sútil que a violência começa é que na maioria dos casos não nos damos conta, foram esclarecidas diversas dúvidas que foram apresentadas.

O Grupo Divas de Batom, é um coletivo feminino, que empodera as mulheres, e enfrenta com ações públicas a violência feminina. “Seja aquela Mulher que conserta o BATOM da outra, sem que o mundo precise saber que ele estava borrado”.Segundo um levantamento da Rede de Observatórios da Segurança, uma mulher é vítima de violência a cada três horas, frisou Rosângela Madureira Presidente do Grupo Divas de Baton que agradeceu a Diva e também Coordenadora do SINDACS BAHIA Nilza Santos pelo convite.

A Coordenadora Nilza Santos fez um relato emocionante do que ela vivenciou sobre o tema, e destacou a importação do grupo Divas de Baton nesse processo e deixou uma reflexão para todas que não podemos nos calar diante da violência e sim lutar ela se orgulha da mulher que se tornou hoje,e foi aplaudida de pé pelos presentes.

A Coordenadora do SINDACS BAHIA Fabiana Silva que foi alvo de uma tentativa de feminicídio relatou o ocorrido que serviu de alerta para os presentes, do quanto o sistema ainda é falho mas que não devemos recuar e sempre lutar contra todo e qualquer tipo de violência.

Após as considerações finais foi realizado um sorteio de brindes. A direção do SINDACS BAHIA agradeceu a todas que participar do primeiro encontro.