No dia 25/03(terça-feira) as Coordenadoras do SINDACS BAHIA ( Maria Aparecida, Marta Guedes,Nilza Santos,Fabiana Silva, Meiry Nascimento,Tatiana Barbosa) participaram do 10º Encontro Estadual de Mulheres da CUT Bahia que reuniu trabalhadoras de mais de 22 sindicatos para discutir desafios e avanços no mundo do trabalho. Os temas debatidos:
Fim da escala 6×1 sem redução salarial
Combate aos assédios moral e sexual
Impactos da dupla jornada e sobrecarga de trabalho
Condições precárias para mulheres no mercado informal
Um momento de extrema importância foram feitos diversos relatos dentre eles podemos destacar o da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT, Amanda Corcino, que afirma a importância do debate sobre o impacto da jornada de trabalho na vida das mulheres porque ela é muito maior do que a dos homens.
“A jornada de trabalho total, ou seja, a jornada remunerada somada à jornada não remunerada, em casa, no trabalho e de cuidados da mulher é muito maior do que a do homem, por isso a redução é importante para as mulheres, em especial, porque ela é dupla, é tripla, muitas vezes”, diz a dirigente.
As Coordenadoras saem desse encontro com a proposta de levar para as nossas bases o caminho grande a percorrer para que possamos avançar no que tange a pauta da classe trabalhadora levando em consideração a saúde dessas mulheres.