Representantes do Conasems, Ministério da Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se reuniram nesta quarta (18) e quinta (19) em oficina em Brasília onde foi apresentado e discutido o plano de trabalho do Programa Saúde com Agente. A UFRGS foi a universidade selecionada para realizar a parte educacional do Programa, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conasems. Quase 100% dos municípios brasileiros fizeram adesão ao Saúde com Agente.
O programa Saúde com Agente que tem como finalidade melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros, por meio da qualificação de 286 mil Agentes Comunitários de Saúde e 95 mil Agentes de Combate às Endemias que atuam em todo o território nacional.
Em relação a formação, os cursos serão realizados em formato presencial – durante a jornada de trabalho, mediado por um preceptor – e também na modalidade de ensino à distância (EAD), mediado por um tutor. Os cursos oferecidos na modalidade EAD, ocorrerão por meio de teleaulas, aliadas a atividades presenciais no espaço das unidades de saúde municipais e nos territórios onde os agentes atuam.
⚠️ O Saúde com Agente ainda prevê a formação de cadastro de preceptores, a seleção de tutores e a abertura das matrículas dos agentes nos cursos. Essas ações serão realizadas por meio de regulamentos próprios, que serão divulgados em breve.
⚠️ Os municípios que aderiram ao Programa devem preencher um formulário até segunda (23) Clique aqui.