Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » SINDACS PARTICIPA DE REUNIÃO NA SEMGE EM SALVADOR
SINDACS PARTICIPA DE REUNIÃO NA SEMGE EM SALVADOR

No dia (20/05) segunda-feira a direção do SINDACS BAHIA participa de reunião com o Secretário de Gestão Rodrigo Alves do município de Salvador, vale lembrar que ficou acordado que os demais pontos da pauta de reivindicação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) seriam discutidos em mesa de negociação permanente entre a Gestão Municipal e o SINDACS BAHIA.Esse encontro aconteceu na Secretaria de Gestão (SEMGE), cujo o principal objetivo é discutir as perdas que a categoria sofreu ao longo dos anos.Dentre os diversos pontos, debatidos podemos citar os recursos oriundos do Ministério da Saúde conforme metas alcançadas pelos município como PQAVS, repasse de forma integral do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) como forma de valorizar e estimular esses profissionais , que tiveram gratificações retiradas em 2022, a situação dos ACS e ACE em restrição, entre outras coisas.O Secretário coloca, que a legislação eleitoral impede qualquer tipo de reajuste acima da inflação, bem como afirma que os ACS e ACE já foram contemplados com reajuste esse ano, contudo coloca que a prefeitura, gasta 14 milhões para manter a folha de pagamento dos ACS e ACE, bem como afirma que o Ministério da saúde só repassa 07 milhões, sobretudo pontua a questão do déficit dos recursos dos ACE, e lembra que quando um profissional entra na restrição o ministério da saúde não repassa o recurso para o ACS ou ACE, sobretudo pontua que a prefeitura tem que suprir várias situações de ACS e ACE nesta condição.O SINDACS BA, coloca que existe outros blocos de recursos que a prefeitura pode utilizar, bem como afirma que o profissional ACS e ACS é uma das únicas categorias que trás recursos para o município, obviamente a prefeitura tem que manter sua contra partida.Após diversas argumentações de ambas as partes sobre as verbas vinda do MS o SINDACS BA lembra para o secretário que um dos vários problemas que envolve perdas para os ACS e ACE é também a questão do transporte, colocamos que hoje pagamos para trabalhar, bem como o desafio que é receber R$: 30,00 trinta reais de transporte, aproveitamos o momento e pedimos a sensibilidade da gestão para solucionar essa situação, o secretário se mostrou interessado para estudar a situação, em específico, ficou de fazer as contas e ver a viabilidade financeira para dar uma resposta na próxima reunião.Na oportunidade, colocamos a importância de resolver a questão dos ACS e ACE que estão sem receber insalubridade, o secretário pede que mande uma caso para ser analisado o processo, bem como entender os reais motivos dos cortes na insalubridade.O SINDACS BA entende que com o diálogo será possível construir possibilidades de resoluções das perdas, porém discutindo e criando caminhos para solucionar todas pendências relacionadas a nossa categoria.Participaram desta reunião os Coordenadores do SINDACS BAHIA Edson Morais, Reinã Ramos, Clayton Ferreira e Edvan Alves.