Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACStitle_li=PARCEIROS DO SINDACS » MAIS UM ANO DE REAJUSTE 0% AOS ACS E ACE DO MUNICÍPIO DE SALVADOR
MAIS UM ANO DE REAJUSTE 0% AOS ACS E ACE DO MUNICÍPIO DE SALVADOR

Na tarde desta quinta feira 06/08/2020 as Entidades unificadas realizaram uma assembleia com os ACS e ACE do município de Salvador na SEMGE.
Em um momento complexo que ainda estamos vivendo com essa pandemia, sobretudo momento este que exige a necessidade de nos reinventarmos e nos adaptarmos a esta nova realidade em que o mundo esta vivenciando, as entidades unificadas, SINDACS BA, AASA, AACES e ADEMACEM, realizaram uma assembleia na frente da SEMGEM, essa assembleia ficará marcada, pelo fato de ser o recomeço da luta, ressaltamos que esse momento com o secretario de gestão foi devido o poder de mobilização de todos os trabalhadores e trabalhadoras que tiveram a coragem de ir pra luta.
Destacamos que todos os cuidados foram tomados para garantir a integridade física de todos os ACS e ACES presentes, mascaras face shield e álcool em gel foi disponibilizado, o distanciamento foi respeitado, e acima de tudo o uso das mascaras. O secretario da SEMGE convocou as entidades unificadas para uma reunião que foi muito rápida e objetiva foram discutidos os seguintes pontos de Pauta;
Cumprimento do Piso Salarial Nacional: Como houve a reprovação da contra proposta da Gestão pelos ACS e ACE no ano passado o secretario foi enfático em afirmar que não poderia dar nenhum reajuste este ano e culpou a questão de estarmos em um período eleitoral portanto mais um ano dos ACS e ACE com seus salários defasados .
Avanço de nível 5,5 : Sabemos era já era pra ter acontecido mas devido a uma alteração da Lei Municipal que garantia a mudança automaticamente caso não acontecesse essa avaliação hoje os servidores precisam ser avaliados para receberem esse beneficio, percebemos que existe um jogo de empurra, o secretario de gestão coloca que depende do secretario de saúde, pelo fato de estar atrelada a questão da avalição, faremos nosso papel em quanto entidades unificadas e iremos cobrar do secretario de saúde, pois sabemos que para nossa categoria nada vem fácil.
Os colegas que ainda estão sem receber salário: Pedimos que fossem resolvidas com brevidade essa questão dos relatórios enviados a junta medica e pois temos muitos colegas que foram afastados por terem algum tipo de comorbidade, porém estão tendo dificuldades para receber seu salario, e nesse momento delicado além das perdas do benefícios não ter a garantia da regularidade do recebimento do salario e complicado. O secretario pediu uma lista nominal para analisar cada caso e providenciar o pagamento do salario. As entidades unificadas irão fazer esse levantamento e enviar essa relação em conjunto com brevidade.
Fornecimento do Auxilio fardamento: O Secretario reafirmou que esta na procuradoria aguardado a ordem para pagamento.
Pagamento do Adicional de Insalubridade: Relatamos que muitos agentes de saúde estão tendo sua insalubridade cortada ao ser afastado, seja ele por problemas de saúde ou por outros motivos, digas se de passagem tendo o direito de receber pelo fato de trabalhar em local insalubre, quando retornam ao trabalho, tem sua insalubridade cortada mesmo retornando ao mesmo posto de trabalho, todos esses fatos foram explanados para o secretario, que pediu uma lista nominal de cada trabalhador que esteja nesta situação para ser analisado caso a caso e ser avaliada a possível resolução do problema. As entidades unificadas irão fazer esse levantamento e enviar essa relação em conjunto com brevidade.

“A luta continua as Entidades Unificadas deram um grande passo neste momento de recomeço da retomada da luta nesta pandemia que assombra o mundo, não vamos de desistir de lutar, porque a final de contas tudo que conquistamos foi com muita luta, a palavra de ordem é resistência disse o Coordenador Clayton Ferreira”.