A reunião aconteceu com a presença das entidades que fazem parte da unicidade (SINDACS BAHIA, Adenacem, Sindseps, Aaces e Aasa na presença do secretario Leo Prates, Zaida da DAS, Andrea CCZ .
Foram debatidas algumas pautas relacionadas a situação dos ACS e ACE de Salvador:
1- A situação dos Agentes de saúde sintomáticos que estão com dificuldade para fazer o teste para COVID-19 principalmente os ACS do Garcia segundo relado das lideranças.
2- A falta de critério para o trabalho do ACS nas Unidades de saúde neste momento de Pandemia.
3- A falta de EPIS para os ACS.
4 – A situação dos Agentes de Itapuã que estão passando por assédio moral por parte do Gerente conforme video feito por Lázaro Figueiredo coordenador dos SINDACS BAHIA.
5- A situação dos Agentes com comorbidade, entre outras situações adversa à condição de trabalho.
Na ocasião o secretário da SMS ouviu as reivindicações do SINDACS BAHIA e as demais entidades da UNICIDADE e esclareceu que hoje não está faltando máscara na Secretaria, que tem o suficiente para todos os profissionais, porém existe dificuldade para esses EPIS chegar para todos pela complexidade da logística e falta de critério de alguns gestores, porém o mesmo ressalta a falta de EPI em outros países.
Ainda na mesma reunião foi tratada as situação dos trabalhadores(as) ACS E ACE do Garcia, segundo Zaida afirmou que já tinha conhecimento e que irá realizar testes em todos os agentes de saúde.
O secretário de saúde viu com surpresa algumas situações colocadas pela Unicidade por parte de alguns gerentes, que estão agindo sem critério na orientação no processo de trabalho dos ACS frente a essa momento de Pandemia, marcou uma vídeo conferência com a Unicidade e todos os Coordenadores dos Distritos para (quinta feira) 23/04 ás 10:00 HS, com o objetivo de solucionar algumas questões no processo de trabalho dos ACS e ACE se Salvador.
SINDACS BAHIA SOMOS DE LUTA SOMOS FORTES