CNTSS/CUT e mais 19 entidades nacionais de saúde assinam nota repudiando o pronunciamento de Bolsonaro sobre coronavírus

xWhatsApp-Image-2020-03-18-at-21.04.18.jpeg.jpg.pagespeed.ic_.N8kDN3qi95-1024x615

É consenso entre as entidades que o pronunciamento prejudica o trabalho científico realizado no combate ao Covid-19 e põe em risco a população e os trabalhadores que hoje lutam contra o vírus

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social assinou, em conjunto com outras 19 entidades nacionais representativas dos trabalhadores e de entidades de saúde coletiva e da bioética, Nota de repúdio ao pronunciamento feito pelo presidente Bolsonaro na noite da terça-feira, 24 de março, em cadeia nacional de Rádio e Televisão, desqualificando as ações realizadas no combate à pandemia do coronavírus.

Com o título “Bolsonaro, inimigo da saúde do povo”, a nota é contundente em considerar “intolerável e irresponsável o discurso de morte” de Bolsonaro que vai contra as estratégias da OMS – Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde Estaduais, que hoje preconizam a necessidade inequívoca da manutenção da estratégia de isolamento domiciliar da população com a finalidade de evitar a proliferação do Coronavírus (Covid-19).

O texto é bem claro em considerar a manifestação de Bolsonaro como uma atitude “criminosa” ao negar categoricamente todas as evidências científicas que estão atualmente pautando as ações de combate à pandemia de Coronavírus em todo o planeta. Uma atitude que não só desvaloriza todo o trabalho sério e científico realizado por profissionais em todo o país, mas coloca em risco a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, seus familiares e toda a população brasileira que está vulnerável a contrair o vírus.

O texto ainda atenta para o fato de que o presidente incorreu em crime com seu descabido pronunciamento. “Além disso, Bolsonaro comete o crime de “infração de medida sanitária preventiva”, a ser enquadrado no Art. 268 do Código Penal Brasileiro, ao desrespeitar “determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”, apresenta a nota. Para finalizar, o documento sentencia que “as instituições da República precisam reagir e parar a irresponsabilidade do ocupante da cadeira de presidente antes que o caos se torne irreversível”.

Ainda na data de hoje, quarta-feira, 25 de março, a CNTSS/CUT divulgou uma nota própria também repudiando a ato “lastimável e impensável” de Bolsonaro. A Confederação entende que a medida tomada pelo presidente em nada contribuiu com o momento de crise que o país e o mundo vivem de combate ao vírus. Pelo contrário, o pronunciamento feito na noite de ontem coloca em risco todos os esforços que vem sendo feitos no país e pode causar a morte de trabalhadores e pacientes.

A Confederação também reitera em sua nota a necessidade de que governos e a iniciativa privada invistam em infraestrutura, insumos e EPIs – Equipamento de Proteção Individual para que os trabalhadores tenham asseguradas as suas vidas e possam atender de forma ainda mais adequada os usuários dos sistemas público e privado de saúde na procura da cura desta doença. “O mundo hoje luta pela preservação da vida e o Brasil não pode atuar contrariamente a esta premissa primordial e civilizatória,” afirma a nota da CNTSS/CUT.

Clique aqui e veja a íntegra da nota das entidades

Clique aqui e veja a íntegra da nota da CNTSS/CUT

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT