URGENTE INFORME SINDACS BAHIA SOBRE CONCURSO DE AGENTES DE SAÚDE EM SALVADOR

INFORME SINDACS BAHIA

6adbc39733b339469d838283bcb0461a

Conforme combinado em assim que houvesse o término da reunião com a secretária de Saúde e com o secretário de gestão, traríamos o que discutido.

1- ponto de discussão, já que o secretário Thiago Dantas, tinha que participar de outra reunião, foi a questão do Reda, e de um suposto concurso público para ACS e ACE.

Segundo Thiago Dantas o Reda terá 966, vagas e que o concurso público, teria 50 vagas.

Fizemos a seguinte indagação, se tinha dotação orçamentária, para o concurso público, e porque a diferença do quantitativo de vagas do Reda em relação ao número de vagas do concurso público.

Deixamos bem claro que somos contrário ao contrato precarizado das ilhas e o Reda, mais que estamos a disposição para construção do concurso público.

2- incorporação dos 5.5%da mudança de nível, nós contracheques dos ACS e ACE, no mês de julho.

Segundo Thiago Dantas, em virtude da pandemia mundial e da falta de arrecadação do município e a perda de receitas, serão impossíveis, realizar esse pleito da mudança de nível.

Questionamos porque o município de Salvador, não se empenhou na questão dos consignados perante os bancos e em especial o Bradesco que administra a folha dos servidores municipais.

Segundo Thiago Dantas, o banco foi questionado, mas até o momento não houve nenhuma resposta do Bradesco, e colocou que a caixa econômica, ficou de apresentar uma linha de crédito para servidores municipais e que está aguardando o contrato para passar pra os servidores municipais.

Nesse momento ele o secretário da Semge, saiu para uma reunião com o ministério público.

Agora o direcionamento foi junto ao secretário de Saúde Léo Prates.

1- questionamos a demora nas testagens dos ACS e também a questão da demora do novo cronograma com as unidades de Saúde, que terão as testagens.

Segundo o Léo Prates, isso está sendo providenciado por Zaida Melo, e que em breve todos serão atendidos.

Colocamos para gestão, que devido a demora nós resultados e também muitos resultados errados, nós sugerimos que eles buscassem junto ao Hapvida, cotas destinadas ao teste rápido, para os ACS e ACE e outros servidores municipais.

2- Em relação ao auxílio Fardamento o secretário de Saúde, chamou a servidora, Paloma que explicou que o mais rápido possível esse assunto será resolvido.

Colocamos que desde 2018, estamos aguardando essa resolução e que na realidade tem que haver um empenho maior pra resolver esse problema.

Foi solicitado também que a gestão reveja a questão do cadastramento feitos pelos ACS, e também que o mapeamento dos territórios de algumas áreas de Salvador, que estão cobrando dos ACS , e na realidade depende muito da gestão em organizar e autorizar o mapeamento, principalmente no subúrbio ferroviário.

Em relação ao cadastramento o secretário disse que fez cobrança ao ministério da saúde e não conseguiu mudar o prazo, e que sua grande preocupação será Salvador deixar de receber R$ 45.000,000,00  milhões .

Mas as Entidades Unificadas deixaram bem claro que não aceitam o Reda e continuará buscando cobrar as demandas da categoria, outra coisa foi a questão da Rais, que segundo o secretário de gestão Thiago Dantas, falou que estará buscando resolver essa situação e que já encaminhou para que o setor ,resolva essa situação da inconsistência dos dados encaminhado ao Ministério do Trabalho Emprego e Renda ,e que o mais breve estaremos agendando uma reunião para discutir todos os temas da categoria.

SINDACS BAHIA SOMOS DE LUTA SOMOS FORTES