Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACS » Coordenadora do SINDACS/BA é eleita para 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher

A direção do SINDACS/BA participou da 1°  Conferência Estadual de Saúde das Mulheres da Bahia que aconteceu de 31/7 a 2/8 no Hotel Fiesta na capital Bahia.

20526319_1352608021526757_7807918016326775103_n

As discussões foram divididas em quatro eixos temáticos:

O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;

O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;

Vulnerabilidade na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres,

Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social;

Foi uma etapa preparatória para a 2° Conferencia Nacional de Saúde das Mulheres,forma dias produtivos onde pautamos diversos temas como  a violência de gênero e os desafios para implementar uma atenção integral à saúde da mulher, a visibilidade dada às usuárias da rede de saúde mental foi de suma importância,saímos dessa conferencia com amplo conhecimento para levar as nossas bases, disse a coordenadora ” Meiry Laine. ”

20476490_1593034687421674_8127954100767697650_n

Outro espaço foi a Tenda Maria Felipa na 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres da Bahia

A Tenda Maria Felipa é inspirada nas “Tendas Paulo Freire”, é um espaço de circulação ampla, com a organização de atividades em formato de rodas de conversas, a partir de uma adaptação da ideia dos círculos de cultura freireanos. Esse tipo de espaço vem sendo organizado pelos coletivos nacionais de Educação Popular em Saúde em vários eventos da área da saúde, surgindo da necessidade de um ambiente propício à liberdade de expressão, debate político e produção de cultura nesses eventos. É um espaço educativo coletivo, que oportuniza aos trabalhadores da saúde, estudantes, representantes de movimentos sociais e populares darem visibilidade às suas ações e, por outro lado, possibilita uma experimentação diferenciada relativa à construção do debate político na área da saúde.

20621926_1353085291479030_9163737062262029686_n

Participaram desta Conferencia aproximadamente 400 pessoas, e  foram eleitas 76 delegadas na Bahia, e o SINDACS/BA conseguiu  garantir uma dessas vagas, apresentamos uma moção de repudio contra a toda e qualquer forma de violência contra a mulher, e citamos como exemplo o fato acontecido recentemente com a Coordenadora Fabiana que sofreu tentativa de FEMINICÍDIO no seu local de trabalho pelo seu ex companheiro, conseguimos incluir algumas  propostas prioritárias para serem levadas para 2º Conferencia Nacional de Saúde da Mulher e defendidas por nos mulheres trabalhadoras, usuárias dos SUS .