Sindacs Bahia » BAHIAtitle_li=INTERIORtitle_li=NACIONALtitle_li=NOTÍCIAS DO SINDACS » Deputados baianos defendem aprovação de reajuste do piso salarial dos agentes comunitários

Alice defende aprovação de reajuste do piso salarial dos agentes comunitários.

Em clima festivo, foi aprovado por unanimidade em comissão especial da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (16), o substitutivo para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 22/11), que define planos de carreira, piso salarial e índice de reajuste para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. A matéria segue para o Plenário da Casa. Centenas de profissionais acompanharam a votação no Nereu Ramos e saudaram o voto de parlamentares favoráveis à matéria.

À frente do PCdoB na Câmara, a deputada Alice Portugal (BA) garantiu que toda a Bancada votará a favor da proposta em Plenário. “São muitos anos de batalha pelo reconhecimento, pela regulamentação, para se ganhar um piso. É o exército civil da saúde brasileira. Que esse sim sirva para estimular o sim no Plenário, e que a contenção de gastos, a PEC do Teto deste governo, não venha cair sobre a cabeça dos agentes comunitários e dos agentes de endemia. Vocês são o pavimento, a base e o futuro. Teremos que falar alto contra este governo”, afirmou.

Vice-presidente da comissão de remuneração dos agentes, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) enfatizou a importância da medida. “A PEC define o piso e sua correção permanente para que o valor não fique congelado. Hoje há muita confusão e exploração desses profissionais. Eles acabam encurralados até serem desviados de suas funções. A proposta também divide a responsabilidade entre União, estados e municípios. Os prefeitos não podem garantir a remuneração que os agentes merecem e a União reluta em repassar os quantitativos, os estados também ficam tentando se esquivar de suas atribuições”, explicou o parlamentar.

Para a Professora Marcivânia (PCdoB-AP), os agentes devem ser mais valorizados por serem responsáveis pela saúde preventiva. “Se vocês tivessem a valorização adequada, não teríamos de gastar tanto com a saúde curativa. Vocês conhecem a realidade do povo brasileiro. A força dessa categoria é muito grande. Vamos conseguir aprovar essa proposta em Plenário”, avaliou.

O texto do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) estabelece que uma lei federal deverá tratar do regime jurídico, política remuneratória e regulamentação das atividades da categoria. A União terá de prestar assistência financeira integral para estados, municípios e Distrito Federal, garantindo o cumprimento do piso salarial. Esses recursos terão de estar previstos no orçamento federal em dotação própria e exclusiva. Enquanto a lei federal não for editada, o piso salarial da categoria será fixado em R$ 1,6 mil. Não poderá ser pago salário abaixo desse valor para 40 horas semanais. O reajuste anual deverá ocorrer em 1º de janeiro, tendo por base a variação da inflação dos últimos 12 meses (INPC), somada à variação do PIB no período e acrescida de 20% ao ano.

A proposta ainda será analisada nos Plenários da Câmara e do Senado. A expectativa dos deputados e líderes apoiadores da PEC é que a emenda seja promulgada até dezembro, podendo valer já para 2018. Presidente da Conacs, Ilda Angélica, acredita que a proposta será aprovada no Congresso. “Esse relatório da PEC 22/11 foi construído juntamente conosco e vai nos permitir ter um dispositivo jurídico para o nosso aumento salarial, corrigindo uma injustiça, determinando data-base e compensando as perdas que tivermos nos últimos anos”, disse.

Fonte: PCdoB na Câmara